Coleta de Células-Tronco do Sangue e Tecido do Cordão Umbilical

O que são células-tronco?

São células que ao se multiplicarem têm a capacidade de dar origem a vários tipos de células que formam os diferentes tecidos do corpo humano. Por essa característica, as células-tronco são capazes de regenerar órgãos e tecidos. Existem várias fontes de células-tronco, como: o cordão umbilical, a medula óssea, o tecido adiposo e a polpa do dente de leite.

Quando e como coletar?

É no momento do parto que se obtém o sangue e o tecido do cordão umbilical. O sangue do cordão umbilical é transferido para uma bolsa coletora sem causar qualquer risco à saúde da mãe ou do bebê e sem interferir nos procedimentos obstétricos. O tecido é coletado após a retirada do sangue do cordão e é transferido para um tubo coletor, com meio apropriado. Nossa equipe especializada é acionada momentos antes do parto e realiza a coleta que dura em torno de 3 a 5 minutos.

Uso e aplicações das células-tronco

Mais de 80 doenças, entre elas vários tipos de câncer, anemias, doenças metabólicas e do sistema imune são tratadas com o transplante de células-tronco do sangue do cordão umbilical. Além dessas doenças, mais de 350 doenças degenerativas de outros órgãos estão em fase avançada de testes.* *clinicaltrials.gov

 

O armazenamento

Em nosso laboratório, o sangue do cordão umbilical é processado em um sistema fechado e automatizado (Sepax) e as células-tronco hematopoiéticas são criopreservadas em 2 (duas) bolsas criogênicas. As células-tronco mesenquimais do tecido do cordão umbilical são armazenadas em 2 tubos criogênicos, juntamente com outros 2 tubos contendo segmentos do tecido. As 2 bolsas e os 4 tubos são submetidos ao congelamento gradativo programado para que, finalmente, as células-tronco sejam armazenadas em tanques de nitrogênio líquido a -196 °C.

Para maior segurança, os tubos são armazenados em tanques diferentes das bolsas.

Sala limpa nível N7 

Sala limpa nível N7 é um ambiente estéril utilizado para cultura de células-tronco. É um local onde se consegue controlar a temperatura, o nível de umidade e garantir a qualidade do ar com filtros. A utilização de sala limpa é importante para que as células estejam livres de contaminações por bactérias e fungos. 

Por que escolher o CCB?

Fundado em 2003, o CCB é dirigido por médicos e tem como objetivo coletar e criopreservar as células-tronco do sangue e do tecido do cordão umbilical com máxima eficácia e segurança. Através da excelência em ética, tecnologia e gestão, visa garantir total qualidade para o uso de células-tronco quando necessário. O CCB é também um centro de tecnologia celular.

Único a armazenar em 2 bolsas

Somos a única empresa do Brasil que armazena as células-tronco hematopoiéticas do sangue do cordão umbilical em 2 bolsas de 50 ml cada, possibilitando seu uso em até dois tratamentos distintos, pois cada bolsa só pode ser utilizada uma vez. Esta visão é confirmada hoje através da crescente utilização de transplantes haploidênticos.

Outro diferencial do CCB é o investimento em pesquisas tecnológicas e patentes próprias (WO/2015/02409), PCT/BR2014/000301) as quais permitem expandir as células-tronco mesenquimais quantas vezes forem necessárias, sem perder a qualiade das mesmas.

Tecnologia e segurança a serviço da medicina

Tubos para expansão celular - são armazenados dois tubos de 2,0 ml com células-tronco para possibilitar futura expansão celular e novas utilizações.

Termolog - sistema automatizado que monitora a temperatura dos equipamentos refrigerados, garantindo a qualidade e a segurança das células-tronco criopreservadas.

Nitrogênio líquido - nossos contêineres são abastecidos automaticamente com nitrogênio líquido, o que garante uma temperatura constante de -196 ºC, onde as células-tronco permanecem em perfeitas condições por tempo indeterminado.

Acreditação ONA com Excelência - O  CCB foi o primeiro banco de coleta de células-tronco do Brasil a receber a Certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) nível 3, que é a responsável por certificar a qualidade nas empresas de saúde. 

Quero mais informações sobre: Sangue e Tecido do Cordão Umbilical

Central de Atendimento:
Telefone: (11) 3057-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: ccb@ccb.med.br
Nova sede: Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003