Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Cientistas querem usar gordura para cultivar células nervosas

Células obtidas com essa técnica poderiam ajudar na reparação de nervos. Experimentos foram realizados até agora com tecido de ratos em laboratório.

Cientistas da Universidade de Manchester, na Inglaterra, pretendem cultivar tecido nervoso a partir de células-tronco extraídas da gordura de pacientes. As células nervosas obtidas deste modo poderiam ser utilizadas na reparação de nervos periféricos seccionados em algum acidente ou em uma intervenção cirúrgica.

Os experimentos foram realizados até agora com tecido de ratos em laboratório, e o resultado foi publicado na revista "Experimental Neurology".

Os pesquisadores propõem inserir o tecido nervoso em um tubo de plástico biodegradável, que poderia ser utilizado para unir os dois extremos do nervo original. Em experimentos de laboratório, a equipe da Universidade de Manchester conseguiu transformar as células-tronco em neurônios (células nervosas), e o passo seguinte consistirá em empregar células-tronco de gordura humana.

Os cientistas pretendem colocar o tecido nervoso em uma espécie de bainha protetora biodegradável, para depois implantá-lo de forma que una os extremos seccionados do nervo original em qualquer parte do corpo.

"As células-tronco diferenciadas têm grande potencial para futuros usos clínicos, inicialmente para o tratamento de pacientes que sofreram lesões traumáticas nos nervos de braços ou pernas", disse o chefe da equipe de pesquisa, Paul Kingham.

Também poderiam ser utilizadas, segundo o cientista, nos casos nos quais um cirurgião danificou ou cortou algum nervo que estava muito próximo a um tumor que tentava extirpar.

Kingham acredita que o tratamento pode estar disponível em um prazo de quatro ou cinco anos, já que o tubo biodegradável está em fase de estudo.

 



Fonte: Terra

Publicado em: 18 de janeiro de 2008 às 00:01.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003