Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Cientistas japoneses criam rins e pâncreas em ratos com células-tronco

Cientistas da Universidade de Tóquio anunciaram que conseguiram gerar rins e pâncreas em ratos mediante células-tronco embrionárias, informou a agência local "Kyodo".

Esse passo foi dado em ratos modificados para crescer sem esses órgãos, mediante a injeção de células-tronco embrionárias procedentes de outros ratos.

Os pesquisadores indicaram que esperam que esse avanço possa ser aplicado no futuro em humanos, segundo a "Kyodo".

"Demos um passo à frente" ao conseguir esta técnica que permite produzir órgãos dentro de animais domésticos, "mas agora devemos garantir sua segurança", indicou o professor Hiromitsu Nakauchi, que lidera a equipe responsável pela pesquisa.

As células-tronco têm a capacidade de evoluir e se transformar em células específicas como ósseas, musculares ou neurônios, segundo os cientistas.

A pesquisa dos cientistas japoneses será apresentada amanhã em Nagóia, durante uma reunião da Sociedade de Medicina Regenerativa do Japão.

Os cientistas injetaram células-tronco embrionárias de ratos em óvulos de ratos modificados geneticamente para que crescessem sem rins ou pâncreas, três dias depois da fecundação, e implantaram os óvulos nos outros ratos.

O rato que nasceu depois tinha desenvolvido os rins e o pâncreas que, segundo os pesquisadores, se derivaram das células-tronco embrionárias.

Esses órgãos funcionavam corretamente, afirmaram os cientistas, que acrescentaram que os ratos não desenvolveram nenhum tipo de câncer, como às vezes ocorre com a pesquisa regenerativa com células-tronco embrionárias. 

Comentário CCB:

As células-tronco, podem se transformar em qualquer tipo de celula, e portanto também em orgãos. Isto traz esperança a todos aqueles que necessitam de reposição orgânica.



Fonte: Tóquio - EFE

Publicado em: 27 de fevereiro de 2008 às 00:02.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003