Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

18.833 Km em busca de células-tronco

Reportagem televisiva anunciou possibilidade de cura para Felipe, portador de Atrofia Espinhal Progressiva

Com 26 anos, e há 25 portador de Atrofia Espinhal Progressiva, Felipe dos Santos embarca dia 28 de maio para Beijing (Pequin-China), em busca de tratamento com células-tronco embrionárias. O procedimento ainda proibido no Brasil ocorre já no início de junho, dia 2, no Neuro-regeneration Repair and Functional Recovery, hospital especiliazado neste tipo de procedimento médico.

Felipe, empresário do ramo de informática, conta que sua Atrofia Espinhal Progressiva foi descoberta quando tinha um ano de idade. A anomalia autossômica recessiva é de cunho genético, proibindo então a utilização de células-tronco adultas. As atrofias espinhais progressivas (AEP) constituem a forma mais comum de doença do neurônio motor em crianças e jovens adultos. Sua incidência é de cerca de 1/10.000. Clinicamente, os pacientes portadores de AEP apresentam uma fraqueza muscular progressiva, simétrica, de predomínio proximal, que muito se assemelha ao quadro clínico dos portadores de distrofias musculares.

Santos, em Beijing, realiza o tratamento com o médico especialista em neuro-regeneração Huang Hongyun, com a expectativa de recuperar movimentos do braço direito. “Neste braço tenho mais dificuldades. Quero também mais força nos membros”, salienta Felipe, que é cadeirante desde pequeno.

Ele revela que sempre estudou em escola pública normal e está finalizando o curso de Sistema da Informação. Hoje, é sócio com mais dois amigos de uma empresa de informática, no bairrro Perpétuo Socorro. O sócio Robson Alexandre Rosa de Lima é quem acompanha Felipe na viagem, ficando com o amigo na China até o retorno para Santa Maria, previsto para o dia 2 de julho.

Santos conta que a possibilidade de tratamento com células-tronco começou com uma reportagem televisiva. “Quando vi a matéria me interessei. Mandei exames clínicos e também ressonância magnética. Tratamos de todos os detalhes e procedimentos necessários e ficou agendada a cirurgia para o dia 2 de junho”, relata, contando ainda que sua internação ocorre até julho, período em que realiza a administração de medicações, bem como procedimentos de medicina oriental, também conhecida como Acumpuntura.

Felipe destaca que, com todas as despesas incluídas, desde o transporte do aeroporto até o hospital e vice-versa, terá um gasto de R$ 40.000,00 (ou 15 mil Euros). O procedimento, segundo ele, ocorre com a inserção na medula óssea, de mais ou menos, um milhão de células-tronco do bulbo olfativo (nervo olfativo). A enervação (conjunto de nervos) é retirada dos fetos, que na China são descartados. “Como lá eles tem o problema da super-população, os casais podem ter apenas um filho, sendo obrigados a fazer aborto em caso de nova gestação. São estes fetos que agora passam a ser utilizados para tratamentos de célula-tronco. Antes eles eram incinerados”, lembra o empresário, que finaliza “sou a favor das células-tronco porque, na minha opinião, embrião não é considerado vida. São apenas oito células”.

Comentário CCB:

Tanto a China, como Japão e Coreia, estão muito a frente dos outros paises em termos de tratamentos com células-tronco.



Fonte: terra

Publicado em: 9 de março de 2008 às 00:03.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003