Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Unesp usa célula-tronco para combater doenças do pulmão

São Paulo - Pesquisa coordenada pelo geneticista João Tadeu Ribeiro Paes, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Assis, conseguiu regenerar tecidos pulmonares de animais com células-tronco da medula óssea. O resultado obtido é promissor e abre novas perspectivas de tratamento para males de origem genética, tumores e doenças degenerativas como enfisema.

No estágio atual do estudo estão sendo avaliadas questões como observar se a regeneração do tecido é acompanhada por uma melhora da capacidade pulmonar. Quando for concluída esta etapa, será solicitada autorização ao Conep (Conselho Nacional de Saúde) para ministrar a terapia em pacientes portadores de enfisema pulmonar.

A previsão é iniciar testes com pessoas até o final do ano, prevê o pesquisador, que se mantêm cauteloso com relação à novidade. Ele afirma que muitas experiências bem-sucedidas com animais não conseguiram repetir os resultados em seres humanos.

Hipóteses O professor João Tadeu ainda está averiguando quais são os mecanismos que permitem as células-tronco regenerar tecidos do pulmão e de diferentes órgãos. Uma das hipóteses é a transdiferenciação, processo em que uma CTA (Célula-Tronco Adulta) se diferencia de outra.

Outra teoria diz respeito à fusão entre as células-tronco da medula óssea com as células do órgão afetado. O resultado seria uma nova célula híbrida, que assumiria as características do órgão lesado com conseqüente regeneração do tecido. E a terceira hipótese, postula uma ação das células-tronco adultas na área lesada.

Ainda não há explicação definitiva sobre como as células-tronco atuam para regenerar tecidos. Pode-se, mesmo, colocar a possibilidade de interação simultânea de dois ou mais desses e ou de outros processos, acredita.

Reflexão O professor João Tadeu aposta na criatividade dos pesquisadores brasileiros para contornar a falta de recursos para os estudos com células-tronco. Observa que a maioria deles pode ser desenvolvida com investimento relativamente modesto.

Sobre a polêmica que envolve as pesquisas com células-tronco, o professor João pergunta e finaliza: O que fazer com os embriões excedentes das clínicas de fertilização? Por que não usá-los para gerar novos conhecimentos sobre a biologia do desenvolvimento humano e sobre os processos de controle da expressão gênica e da diferenciação celular?

Comentário CCB:

As experiências feitas com terapia celular (células-tronco) dão resultados surpreendentes, independente de local e investimento. Tudo depende da capacidade, criatividade e bom-senso dos cientistas.



Fonte: Portal do Governo de SP

Publicado em: 27 de março de 2008 às 00:03.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003