Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Células-tronco podem acabar com tratamento de canal dentário

Considerado o terror dos pacientes em consultórios de dentistas, o tratamento de canal pode estar com os seus dias contados. Uma nova descoberta das Universidades de Nottingham e Harvard pode eliminar a necessidade desse tipo de tratamento. A pesquisa envolve enchimentos dentários regenerativos, que permitem que os dentes se curem sozinhos.

A descoberta ganhou um prêmio da Royal Society of Chemistry depois que os juízes descreveram a pesquisa como um novo paradigma para os tratamentos dentários.

O enchimento dentário funciona ao estimular as células-tronco para o crescimento de dentina, material de que é feito o dente, permitindo que pacientes tenham seus dentes danificados de volta.

Esse passo também pode modificar a maneira que as cáries são tratadas, já que o tratamento de canal costuma ser necessário quando a massa que substitui a cárie não é suficiente para a cura. “Os preenchimentos existentes no mercado são tóxicos para as células e incompatíveis com o tecido dentro do dente”, disse Adam Celiz, pesquisador da Universidade de Nottingham, para a Newsweek.

“Nós fabricamos biomateriais sintéticos similares aos enchimentos dentários, mas que podem ser colocados diretamente em contato com o tecido pulpar para estimar as células-tronco nativas para reparo e regeneração do tecido pulpar e da dentina”, completa Adam. Agora, a ideia é desenvolver a técnica com parceiros da indústria para disponibilizar a novidade para os pacientes e acabar com o tratamento de canal. Kyle Vinig, da Universidade de Harvard, afirmou. “Estamos ansiosos que os biomateriais possam trazer a medicina regenerativa para restaurar os dentes”, explica.

David Mooney, também de Harvard, disse: “Esses materiais podem prover uma abordagem prática e efetiva para permitir que os pacientes regenerem os componentes de seus próprios dentes”.

Comentário CCB:

As células-tronco mesenquimais retiradas do próprio dente, podem tratar também varias doenças degenerativas.

Fonte: freetheessence.com.br

Publicado em: 19 de agosto de 2016 às 01:08.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003