Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Células-tronco ajudam a reconstruir seio de mulheres com câncer

Médicos do Hospital Gregorio Marañón, em Madri, desenvolvem uma cirurgias inovadoras em mulheres operadas por câncer de mama, que reconstroem o seio através da implantação de células-tronco adultas com gordura obtida de uma lipossucção realizada horas antes na própria paciente.

A médica Rosa Pérez Cano, da equipe que emprega essa técnica na Espanha, explicou em coletiva de imprensa como é o procedimento.

A paciente é anestesiada antes da lipossucção abdominal, uma técnica "muito dolorosa", e "quando desperta pode ficar com sua família durante duas horas, que é o tempo necessário para extrair as células-tronco"; nós então "a sedamos novamente para a implantação da gordura, e meia hora depois" pode ir para sua casa, explica a médica.

No total, o processo pode durar entre quatro e cinco horas e ele não produz nenhuma cicatriz nova, já que as células-tronco são implantadas por meio de uma pequena seringa, acrescentou a médica, chefe do serviço de cirurgia plástica e reparadora do hospital.

O processo, pioneiro na Espanha em tratamento celular aplicado à cirurgia plástica, faz parte de um teste clínico europeu, no qual participam 40 pacientes de Reino Unido, Itália, Bélgica e Espanha, que já passaram por cinco intervenções.

O processo começa com uma lipossucção, durante a qual há a extração de células-tronco adultas que serão implantadas na paciente com o objetivo de reconstruir a mama que sofreu uma cirurgia para a retirada do tumor e de gerar vasos sanguíneos novos que permitam irrigar a região afetada e fixar a gordura.

"Costumamos fazer uma lipossucção abdominal ou das coxas, mas preferimos no abdômen porque há mais células-tronco", explicou a médica.

Uma máquina faz o processo de separação e purificação das células-tronco que serão implantadas.

"É uma intervenção muito simples e cômoda para a paciente", ressaltou a médica, que disse que até agora o procedimento foi feito em cinco mulheres de uma média de 48 anos de idade e que tinham superado previamente um câncer de mama sem gânglios e metástases.

A técnica, no entanto, é aplicada em casos que a paciente perdeu apenas parte do seio durante a intervenção cirúrgica prévia, mas Pérez Cano se mostrou convencida de que mais adiante será possível "reconstruir completamente a mama com células próprias ou de outro, por meio de bancos de células". 

Comentário CCB:

As células-tronco, independente de sua origem, conseguem se transformar e realizar funções nunca antes imagináveis.

Dr. Carlos Alexandre Ayoub

Diretor Clínico CCB

CRM 19202



Fonte: Madri/EFE

Publicado em: 11 de dezembro de 2008 às 00:12.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003