Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Os cientistas aprenderam como criar madeira em tubos de ensaio – isso permitirá que você cultive móveis acabados

As iniciativas verdes vão muito além das questões de energia e transporte. O desmatamento para as indústrias de móveis e construção também prejudica o meio ambiente e agrava o efeito estufa. Uma alternativa interessante à madeira natural é a madeira cultivada em tubo de ensaio. Além disso, você pode cultivar algo pronto de uma vez – uma tábua e até uma mesa. As pesquisas nessa área apenas começaram, mas as perspectivas são tentadoras.

 

Em um artigo publicado recentemente no Journal of Cleaner Production, os pesquisadores detalharam como cultivaram tecido vegetal lenhoso a partir de células extraídas das folhas de zínia sem solo ou luz solar. “As células vegetais são como células-tronco”, disse Luis Fernando Velásquez-García, cientista-chefe do Laboratório de Tecnologia de Microssistemas do MIT e co-autor do artigo. “Eles têm potencial para ser diferentes.”

Já ouvimos sobre a massa de experimentos sobre o cultivo de carne em tubo de ensaio. Mas este é um processo complexo e caro, enquanto o cultivo de células vegetais in vitro é muito mais fácil e pode se tornar comercialmente viável em um futuro próximo. A madeira no laboratório pode ser cultivada em qualquer formato, desde pranchas a móveis acabados, reduzindo drasticamente o desperdício de produção.

Outra pergunta que os cientistas ainda não responderam: quanto tempo isso vai demorar? Isso provavelmente será mais rápido do que o crescimento natural da árvore, mas os dias e semanas de manutenção das condições de crescimento necessárias afetarão significativamente o preço da árvore artificial, enquanto o corte custará centavos condicionais.

Obter madeira pronta de um tubo de ensaio seria uma boa alternativa ao desmatamento e eliminaria o plástico onipresente na decoração, construção e arquitetura. Por fim, existem projetos até mesmo para a fabricação de satélites espaciais de madeira. Existe uma alternativa artificial para a madeira?

Comentário CCB:

As células-tronco chegando no reino vegetal.

Fonte: avalanchenoticias

Publicado em: 3 de fevereiro de 2021 às 18:02.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003