Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Técnica com células-tronco pode acelerar cura de fraturas

Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, revelaram que estão desenvolvendo um novo tratamento para fraturas nos ossos e lesões nas cartilagens que utiliza células-tronco do próprio paciente.

Eles estão tentando criar uma espécie de "andaime bioativo" com as células-tronco.

Trata-se de uma espécie de tela rígida, com uma droga para ajudar na fixação das células-tronco, que seria colocada perto da lesão, dentro do corpo.

A idéia dos cientistas é estimular as células-tronco do "andaime" a se desenvolver formando tecido ósseo ou cartilaginoso.

A expectativa é de que a novidade possa ser testada em pacientes dentro de um ano.

Idosos - Os cirurgiões disseram que a técnica poderia reparar lesões traumáticas tidas como difíceis de ser curadas normalmente.

Brendon Noble, que liderou a pesquisa, disse que, inicialmente, os cientistas pretendem tratar lesões de cartilagem que tendem a não curar bem, ou fraturas ósseas causadas por traumas severos, como acidentes de moto.

Pacientes idosos com fraturas também têm tendência a enfrentar dificuldades no processo de cura, disse ele.

O tratamento também poderia ter impacto no tratamento de doenças como a osteoartrite, uma doença que atinge muitas pessoas com mais idade.

"Receita" - A chave para o sucesso da técnica seria acertar na "receita" para estimular as células-tronco a se desenvolver corretamente, explicou Noble, que trabalha no Centro de Medicina Regenerativa MRC, da Universidade de Edimburgo.

Ele explicou que estudos anteriores já investigaram o que leva uma célula-tronco a se tornar um tipo específico de célula, e estudiosos conseguiram "moldar" as estruturas em laboratório.

O desafio, agora, seria repetir o processo com as células-tronco dentro do corpo, no "andaime bioativo".

Além de usar células-tronco da medula óssea, a equipe liderada pelo cientista Brendon Noble está trabalhando com o Serviço Nacional Escocês de Transfusão de Sangue para cultivar essas células a partir do sangue.

Comentário CCB:

As células-tronco tem a capacidade de se transformar em qualquer dos 216 tipos de células do organismo. Para seu uso, ainda é necessário protocolos e técnicas, que estão sendo apuradas.



Fonte: BBC

Publicado em: 28 de dezembro de 2009 às 00:12.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003