Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Uma nova opção no tratamento contra HIV

Um estudo de pesquisadores norte-americanos sugere uma nova alternativa para os pacientes que vivem com o vírus HIV. Segundo os cientistas, a terapia gênica poderá substituir parte do tratamento com antirretrovirais.

A pesquisa foi publicada na revista Science Translational Medicine. Pesquisadores dos Estados Unidos alteraram geneticamente células-tronco adultas da medula, responsáveis pela produção do sangue. Adicionaram três genes que impedem a replicação e a infecção pelo HIV.

Participaram do experimento quatro voluntários soropositivos que possuíam linfomas – um tipo de câncer que afeta o sangue – e, por isso, tinham indicação clínica para receber o transplante das células-tronco.

As células transplantadas foram retiradas dos próprios pacientes antes do tratamento para eliminar o linfoma. Depois, vírus pertencentes ao mesmo grupo do HIV – os lentivírus – foram usados para inserir os três genes no núcleo das células que seriam usadas no transplante. Por segurança, apenas metade das células transplantadas foi alterada geneticamente. Depois de eliminar o linfoma, pesquisadores prepararam a medula que recebeu as células-tronco.

Comentário CCB:

A terapia celular juntamente com a genética, prometem melhorar muito tratamentos prolongados.



Fonte: Zero Hora

Publicado em: 1 de agosto de 2010 às 00:08.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003