Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Cirurgiões agora encontram ossos e células-tronco produzidos em série

Tecnologia oferece novas opções para pacientes que precisam de enxertos de osso para doenças do pé e do tornozelo.

Quando os pacientes precisam de um enxerto de osso para cirurgia de pé ou tornozelo, geralmente o osso é obtido de outra parte do corpo. Agora, os cirurgiões usam novos métodos para obter material ósseo e até mesmo células-tronco diretamente "produzidos em série", segundo Glenn M. Weinraub, DPM, FACFAS, cirurgião de pé e tornozelo da Califórnia, que lidera um debate entre cirurgiões sobre a próxima década de recuperação óssea na conferência científica anual da American College of Foot and Ankle Surgeons (ACFAS), em Fort Lauderdale.

"A colheita de osso do próprio paciente sempre foi considerada o padrão-ouro, mas hoje eu acho que o conceito deve ser pensado como o padrão histórico", disse o Dr. Weinraub, presidente da ACFAS. "A qualidade do material que está disponível em um outro formato, pré demonstrou ser tão eficaz para a cicatrização óssea e pode resultar em menos complicações para o paciente."

Os enxertos ósseos são usados ​​geralmente para grandes fraturas expostas com perda óssea segmentar, ossos quebrados que não se curaram, tumores ósseos e procedimentos reconstrutivos, entre outras condições. De acordo com Weinraub, os enxertos são especialmente úteis para pacientes que não podem curar em condições normais, como fumantes, diabéticos, pessoas que são obesos ou pacientes com déficit nutricional. "Estes são pacientes que podem necessitar de um maior nível de atividade biológica para reforçar o potencial de cicatrização do osso," disse o Dr. Weinraub.

Tradicionalmente, os cirurgiões fazem uma incisão na região do quadril, por exemplo, e retira uma parte do osso para usar no pé ou no tornozelo. Uma vantagem é que há menos risco de rejeição, pois o osso vem do próprio corpo do paciente. No entanto, complicações como a perda de sangue e infecção pode ocorrer. "Além disso, até 25 por cento dessas pessoas podem ter dor no local da colheita do enxerto ósseo cinco anos mais tarde", diz o Dr. Weinraub.

Os avanços da ciência - "Os cirurgiões podem agora usar células-tronco, que são células de auto-renovação encontradas em todo o corpo, para ajudar na cicatrização do osso. "Essas células têm o potencial de se tornar qualquer outra célula do corpo e pode realmente formar osso," explicou o Dr. Weinraub.

Como material de enxerto ósseo, as células-tronco pode vir do paciente ou um laboratório, que colhe as células dos ossos de doadores e faz milhares de milhões de cópias.

"A vantagem do uso de células-tronco colhidas em laboratório, para cirurgia do pé e tornozelo, é que nos permite saltar a etapa do recrutamento de células do paciente com o procedimento. Estamos colocando as células ali sobre o defeito, e como elas estão em um ambiente ósseo, essas células podem dirigir e participar no processo de formação óssea."

Para obter mais informações sobre as lesões do pé e tornozelo e condições, visite o Web site da ACFAS, FootHealthFacts.org.

O American College of Foot and Ankle Surgeons é uma sociedade profissional de mais de 6.300 cirurgiões do pé e tornozelo. Fundado em 1942, a missão da Academia é promover a pesquisa e fornecer educação continuada para a especialidade cirúrgica do pé e tornozelo, e educar o público em geral sobre saúde do pé e as condições do pé e do tornozelo através do seu Web site, www.FootHealthFacts.org.

Comentário CCB:

Este procedimento já está sendo usado em várias especialidades médicas e odontológicas, melhorando e encurtando o resultado final.



Fonte: PRNewswirel

Publicado em: 5 de abril de 2011 às 00:04.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003