Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Medicina Regenerativa: um novo conceito, uma nova Era!

Todos vocês, naturalmente, já devem ter ouvido falar em "Medicina Regenerativa". Muitos, por influência midiática, podem ainda associá-la ao conceito exclusivo do uso de células-tronco, tratando-a como uma prática duvidosa e que ainda estaria longe de acontecer. Hoje, irei mostrar que é exatamente o contrário: a Medicina Regenerativa é a maior aliada da vida e está muito perto da prática clínica! Isso porque se utiliza de células novas para a recuperação daquelas danificadas.

O DNA e o RNA das células novas são capazes de promover esta revitalização dos tecidos velhos. Isso acontece por intermédio de substâncias sinalizadoras chamadas citocinas, que podem promover aceleração da cicatrização, diminuição da inflamação, fortalecimento e ativação do sistema imunológico e aumento da capacidade de divisão ou diferenciação celular. E o mais interessante: muitas vezes são as células do próprio paciente que promovem a recuperação da estrutura danificada.

Vejam, por exemplo, o caso do PRP: o Plasma Rico em Plaquetas. Através desta técnica, retira-se pequena quantidade de sangue do próprio paciente, centrifuga-se este sangue e a parte do plasma onde as plaquetas ficam concentradas é isolada e ativada, para aplicação diretamente na região da lesão, onde são liberados os fatores de crescimento. O material, rico em células novas e produtos biológicos do próprio indivíduo, é capaz de promover e induzir a regeneração deste tecido, ou seja, a recuperação acontece estimulada pela ação de substâncias que já existem no próprio organismo.

Para se ter uma ideia do quanto a Medicina Regenerativa tem evoluído e conquistado a credibilidade junto à Comunidade Científica Internacional, hoje, são realizadas e publicadas milhares de pesquisas na área e o tema é um dos mais discutidos em Congressos Internacionais. A descoberta de sua aplicabilidade tem se ampliado cada vez mais, sendo bastante indicada para os casos de lesões articulares e musculares, estética, fraturas e degenerações ósteo-neuromusculares, lesões esportivas, oncologia e durante procedimentos cirúrgicos. Entre as técnicas, sempre ligadas ao conceito da medicina antienvelhecimento, está o PRP, o Ácido Hialurônico, o uso da célula-tronco mesenquimal derivada da medula óssea e da gordura, dentre outras fontes celulares.

Vale lembrar que o material biológico utilizado para o tratamento na Medicina Regenerativa pode ser extraído do próprio paciente ou ser proveniente de células e tecidos animais comercializados por laboratórios farmacêuticos certificados pela Comunidade Científica. Na validação desses materiais, observam-se as boas práticas de qualidade, a segurança oferecida e os estudos de sua eficácia clínica. Na maior parte dos casos, as técnicas da Medicina Regenerativa não oferecem nenhuma contraindicação, podendo ser utilizada em diversas faixas etárias ou casos clínicos. E o resultado é uma recuperação rápida, devido ao fato de o procedimento ser minimamente invasivo. Normalmente, o paciente se submete a três sessões para a aplicação de biomateriais e a recuperação acontece gradativamente, alcançando-se, em boa parte dos casos, resultados satisfatórios.

Portanto, precisamos quebrar o mito de que a Medicina Regenerativa está muito longe da realidade. Não há procedimento que valorize mais o organismo do que aquele que busca uma recuperação de uma forma mais natural possível, buscando-se como aliadas as células saudáveis, as maiores representantes do corpo vivo! Hoje, ela é considerada a "Medicina do Futuro", porque tende a elevar a esperança média de vida do ser humano.

Referências

Redler LH, Thompson SA, Hsu SH. Platelet-Rich Plasma Therapy: A Systematic Literature Review and Evidence For Clinical Use. The Physician and Sports Medicine 2011 Feb; 39(1): 42-51.

Badylak SF, Nerem RM. Progress in tissue engineering and regenerative medicine. Proc Natl Acad Sci USA. 2010 Feb; 107(8): 3285-6.

Comentário CCB:

A longevidade já é uma realidade, devido a medicina preventiva. Com os novos avanços, esta longevidade terá qualidade de vida.



Fonte: Jornal da Manhã

Publicado em: 17 de julho de 2011 às 00:07.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003