Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Dente do siso contém células-tronco, revela pesquisa

Uma investigação realizada na Universidade Internacional da Catalunha (Espanha) mostrou que os dentes do siso contêm células-tronco que podem regenerar diversos tecidos.

"Os dentes do juízo" são normalmente um problema para quem os tem. Muitos têm que retirá-los quando eles nascem e estes processos – tanto de nascimento quanto de retirada – são dolorosos. Entretanto, a Universidade Internacional da Catalunha descobriu uma utilidade para eles. Os dentes do siso contêm células-tronco, das quais diversos tecidos humanos podem se regenerar, como o ósseo, o hepático e o nervoso.

A equipe de cientistas conseguiu isolar subpopulações de células-tronco pluripotentes, similares às células adultas, capaz de regenerar tecidos. Os pesquisadores escolheram os dentes do siso para trabalhar porque são os últimos a nascerem e estão em fase de desenvolvimento mais atual.

Além disso, por serem células “recém nascidas”, contêm maior quantidade de polpa, da onde se extraem as células-tronco. Uma vantagem adicional é que, como ele deve ser muitas vezes extraído, o terceiro molar é um candidato ideal para a regeneração de tecidos. E como as células são do mesmo paciente que receberá o tratamento, o risco de rejeição é inexistente.

A próxima fase do estudo, será publicado na revista Journal of Cell Science, e refere-se a realização de ensaios clínicos para comprovar a capacidade das células-tronco isoladas de regenerar tecidos. Uma vez isso alcançado, portas se abrirão a múltiplas possibilidades terapêuticas do dente do siso.

Comentário CCB:

O CCB é a única empresa no Brasil a produzir células-tronco retiradas da polpa do dente de leite e do siso.



Fonte: www.universia.com.br

Publicado em: 22 de agosto de 2013 às 17:08.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003