Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Cientistas mostram como transformar células-tronco adultas em osso

Uso de substâncias especiais conseguiu induzir especialização desejada de células. Desafio é conseguir traduzir descobertas em terapias para seres humanos.

Pesquisadores da Universidade de Twente, na Holanda, deram mais um passo nas tentativas de transformar as células-tronco numa ferramenta terapêutica real. Desta vez, a equipe liderada por Ramakrishnaiah Siddappa usou substâncias que conseguiram transformar células-tronco adultas em células ósseas. No futuro, espera-se que a técnica seja capaz de consertar fraturas em que parte do osso acaba sendo totalmente inutilizada.

A equipe da Holanda trabalhou com as chamadas células-tronco mesenquimais, oriunda de partes da gordura e da medula óssea de humanos adultos. Elas têm sido alvo de muita polêmica, porque alguns trabalhos mostraram grande versatilidade de sua parte -- poderiam reconstruir vários tecidos, como músculo ou ossos. No entanto, outros estudos sugeriram que essa potencialidade é limitada pelos problemas que essas células têm para se multiplicar. Dessa forma, elas não poderiam "consertar" grandes lesões.

Ramakrishnaiah Siddappa e companhia aplicaram às células-tronco mesenquimais humanas substâncias que parecem levar à sua diferenciação, ou seja, especialização, em células ósseas. Após obter as células originais em diversos pacientes humanos e induzi-las a se multiplicar, eles usaram várias técnicas para transformá-las em osso, como, por exemplo, a "semeadura" delas em estruturas de cerâmica. Implantadas em camundongos, elas realizaram de forma adequada essa função óssea.

Os cientistas esperam que essas técnicas permitam, no futuro, a correção de fraturas usando células ósseas do próprio paciente, o que impediria a rejeição. A pesquisa está na edição desta semana da revista científica americana "PNAS".

Comentário CCB:

A facilidade em transformar-se em qualquer tipo de célula, faz das células-tronco um coringa, necessitando apenas adaptar-se a melhor técnica de tratamento.



Fonte: G1

Publicado em: 4 de junho de 2008 às 00:06.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003