Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Cientistas descobrem mecanismo celular que pode explicar calvície

RIO — Células imunológicas conhecidas como T-regulatórias (ou Tregs) têm, na pele, uma função que vai além do controle da inflamação: elas estimulam diretamente células-tronco que promovem o crescimento dos pelos. Este mecanismo de "simbiose" entre células imunológicas e tronco foi revelado por cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF), nos Estados Unidos, em pesquisa publicada no periódico "Cell".

A descoberta do importante papel das Tregs neste processo resultou de experimentos em camundongos, os quais levaram à conclusão de que, sem a "parceria" destas células, as células-tronco não conseguem regenerar os folículos — levando, por exemplo, à calvície.

— Nossos folículos capilares estão se reciclando constantemente; quando um fio de cabelo cai, todo o folículo do cabelo tem que crescer de novo — explica Michael Rosenblum, professor na UCSF e um dos autores do estudo. — Pensou-se que este era um processo inteiramente dependente da célula, mas a verdade é que as Tregs são essenciais. Se você desliga este tipo de célula imunológica, o cabelo simplesmente não cresce mais.

O estudo sugere que falhas nas Tregs podem ser responsáveis pela alopecia areata, um tipo comum de doença autoimune que leva à queda de cabelo, além da calvície masculina.

Normalmente, as Tregs funcionam como "negociadores da paz" e diplomatas: informam ao resto do sistema imunológico sobre amigos e inimigos que adentram o corpo. Como a maior parte das células imunológicas, as Tregs ficam alocadas nos linfonodos — mas, como no caso da pele, algumas delas residem permanentemente em outros tecidos, onde aparentemente evoluíram de forma a dar assistência em funções metabólicas, além de cumprir seu papel principal, o anti-inflamatório.

Linha direta entre as células

Imagem microscópica da pele de um camundongo mostra as Tregs (na cor vermelha) em volta de folículos de cabelo (verde) - Rosenblum lab / UCSF

Imunologista e dermatologista, Rosenblum, em conjunto com seus colegas, desenvolveu uma técnica para remover temporariamente as Tregs da pele. Uma vez que eles rasparam os pelos dos camundongos, disseram uma descoberta surpreendente.

— Rapidamente, notamos que os blocos de pelos cortados nunca mais cresceram, e pensamos: "Hmm, isso é interessante" — lembra Rosenblum.

Análises a partir de imagens microscópicas revelaram também que as Tregs e células-tronco se comunicam por um sistema de comunicação celular conhecida como o Via de sinalização Notch.

— É como se as células-tronco da pele e as Tregs tivessem evoluído juntas, de modo que as Tregs não apenas protegem as células-tronco contra a inflamação, mas também participam do seu trabalho regenerativo — aponta Rosenblum. — Agora, as células-tronco dependem totalmente das Tregs para saber qual é o momento de começar a regeneração.

Comentário CCB:

Esta descoberta abre um imenso caminho não só para tratamento da calvície, como também a relação entre terapia celular e imunoterapia.

Fonte: O Globo

Publicado em: 28 de setembro de 2017 às 22:09.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003