Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Cientistas modificam geneticamente células-tronco e conseguem destruir células infectadas pelo HIV

O mesmo tipo de manipulação genética produtora da primeira terapia genética aprovada pela FDA para o câncer, mostrou que é possível suprimir e até erradicar a infecção por HIV em animais de laboratório. Embora o estudo tenha sido pequeno, os resultados sugerem que pode haver uma nova solução para combater a infecção pelo HIV.

“A demonstração aqui de que as células-tronco podem ser projetadas para responder às células infectadas pelo vírus da AIDS em animais de laboratório é um primeiro passo impressionante para estimular o sistema imunológico para reconhecer o HIV“, disse o Dr. Bruce Walker, diretor do Ragon Institute of MGH , MIT e Harvard, que na década de 1990 fez pesquisas pioneiras sobre a engenharia genética de células imunes para combater o vírus da Aids, o HIV. “O efeito neste momento é modesto, mas claramente nos dá algo para construir“, disse.

Na engenharia de células-tronco para combater o câncer, os cientistas colocam genes que produzem moléculas na superfície da membrana plasmática. Elas são capazes de reconhecer e atacar antígenos em células tumorais.

Para criar células tronco capazes de combater o HIV, os cientistas usaram células da medula óssea. Essas, conhecidas como células tronco, são capazes de se transformarem em qualquer tipo de célula. A engenharia genética deu as “células-tronco hematopoiéticas” e todos os seus descendentes um receptor na membrana plasmática específico para o vírus. Uma parte desse receptor se liga ao vírus. Enquanto isso, uma molécula de superfície adicional (chamada C46) interfere com a capacidade do vírus para entrar em uma célula tronco. Isso permitiu que essas células detectassem o vírus sem que eles fossem infectados. Ele também permite encontrar e destruir células infectadas pelo HIV, que possuem algumas das mesmas moléculas de superfície.

As células tronco manipuladas destruíram células infectadas pelo HIV em ratos de laboratório e macacos. “Isso abre um novo campo de estudo no combate ao vírus do HIV”, disse o imunologista Scott Kitchen da David Geffen School of Medicine na UCLA, que liderou o estudo publicado no jornal PLOS Pathogens. “Pensamos que a abordagem das células-tronco tem maior potencial para reprimir o HIV  e até mesmo erradicar o vírus“.

Comentário CCB:

A Imunoterapia associada à terapia celular, está revolucionando os tratamentos de Câncer e HIV.

Fonte: diariodabiologia.com

Publicado em: 26 de janeiro de 2018 às 13:01.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003