Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Técnica inovadora com células-tronco salva cão

Procedimento inédito com o uso de células-tronco promete eliminar o vírus causador da doença em menos de dois dias. Um filhote passou pela cirurgia no Recife e os resultados foram surpreendentes.

Assista ao vídeo da reportagem: http://recordtv.r7.com/fala-brasil/videos/tecnica-inovadora-com-celulas-tronco-salva-cao-08122018

A cinomose, doença de alto risco que atinge principalmente cães filhotes, agora tem uma opção de cura mais eficaz. Uma cirurgia inédita com o uso de células-tronco promete eliminar o vírus causador da cinomose em menos de dois dias. No Recife, um cão de rua de 4 meses resgatado por um casal foi diagnosticado com o vírus.

Depois de ser considerada até a possibilidade de eutanásia por médicos, devido ao alto grau de debilidade do cão, o veterinário Magno José Gonçalves apresentou uma cirurgia inédita com o uso de células-tronco.

“Hoje o procedimento normalmente é realizado por células-tronco por via sistêmica, então não há um direcionamento ideal para o tecido lesionado.

No caso de Malte (nome do cão), a gente identificou a lesão no cérebro e injetou 6 milhões de células in loco, ou seja, no local da lesão, o cérebro”, explicou o veterinário Magno Gonçalves. A cirurgia do cachorro adotado pela arquiteta Mel Sobral e o companheiro foi considerada de sucesso.

Os resultados do procedimento foram surpreendentes. Menos de 48 horas depois, Malte já conseguia caminhar, alimentar-se e reconhecer as pessoas. “Quando a cirurgia é feita por via sistêmica é preciso entre três e quatro aplicações, uma por mês, para conseguir chegar a um resultado”, explicou o veterinário responsável pela cirurgia que já é estudada há cerca de sete anos.

Para Mel Sobral, que adotou o cão, a escolha de tentar o novo procedimento foi acertada. “Não entrava na minha cabeça devolver o cão para rua ou eutanasiar sem tentar tudo”, disse, emocionada.

A cinomose

A doença com a qual Malta foi diagnosticado pode atingir vários órgãos, inclusive com chances de atuar em todo o organismo. A cinomose é causada por um vírus muito resistente a ambientes secos e frios, sendo sensível ao calor e luz solar, por exemplo. A doença pode causar o óbito dos animais filhotes, mas os adultos, caso não estejam vacinados, também podem se contaminar.

Comentário CCB:

O tratamento à base de células-tronco em animais, além de diversas pesquisas e trabalhos realizados até o momento, tem gerado ótimos resultados com respostas quase que imediata aos novos procedimentos.

Fonte: recordtv

Publicado em: 18 de janeiro de 2019 às 12:01.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003