Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Com o auxílio de células-tronco, cientistas japoneses procuram a cura da cegueira

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, está utilizando células-tronco para pesquisar um método de curar e tratas córneas doentes ou danificadas, que causam a cegueira.

Os cientistas estão aguardando aprovação do Ministério de Saúde do Japão, para que a técnica seja aplicada em pessoas que possuem estes problemas.

A córnea é uma camada transparente do olho que, além de desempenhar uma função protetora, também é fundamental para a visão.

O problema é que devido a sua fragilidade, as córneas podem ser danificadas ou destruídas por alguma doença no olho e pode fazer a pessoa perder a visão.

Pensando nesse tipo de pessoas, os cientistas reprogramaram células de um doador para um estado semelhante a do paciente. Estudos em animais provaram que isso pode salvar e restaurar a visão.

Atualmente, transplantes de córnas de doadores que morreram são usados para tratar córneas danificadas ou doentes, mas tecidos de qualidade são muito escassos.

Agora a equipe planeja colocar essas células nos olhos de pacientes humanos.

Se os testes forem aprovados, os pesquisadores usaram 4 pessoas diagnosticadas com cegueira, que serão monitoradas para que a segurança delas seja preservada.

O primeiro tratamento foi previsto para ter inicio no mês de julho, mas não obtivemos mais informações até então.

Comentário CCB:

Pesquisa semelhante, com bons resultados em animais (coelhos), já foi feita na UNIFESP.

Fonte: Mundo-Nipo | Lucely Lima

Publicado em: 26 de setembro de 2019 às 23:09.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003