Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Edição de DNA gera primeiros resultados práticos em pacientes humanos

Método polêmico, a edição de DNA por meio da tecnologia chamada CRISPR (Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas, em tradução livre) começou a gerar seus primeiros resultados. Dois pacientes humanos tiveram efeitos de suas doenças eliminados com a técnica.

Ambos tinham doenças genéticas no sangue. Em um deles, o corpo produzia poucos glóbulos brancos – talassemia – e havia começado o tratamento no mês de março. Já o outro – que começou o procedimento em abril – possuía anemia falciforme, ou seja, suas hemácias tinham um formato de foice.

Enquanto o primeiro não necessita mais de transfusões de sangue, o segundo deixou de sentir dores quando tem seus vasos sanguíneos entupidos.

O método é feito por meio de genes de células-tronco dos pacientes. Eles são levados a laboratórios e editados, de forma a ligar em uma versão de hemoglobina que costuma ser desativada quando a pessoa fica adulta. O último processo consiste em implantar novamente as células na medula óssea da pessoa, a fim de normalizar a produção de hemoglobina.

A técnica havia ficado famosa em 2018, após gerar polêmica por supostamente causar danos maiores ao que havia sido observado anteriormente. Até então, ela era considerada revolucionária e até foi cogitada a receber um prêmio Nobel de química.

A CRISPR Therapeutics e a Vortex agora pretendem aplicar o tratamento, como teste, em outros 45 pacientes, nos Estados Unidos, Canadá e Europa. A intenção é avaliá-los em um período maior.

Comentário CCB:

As terapias avançadas estão cada vez mais sofisticadas e com bons resultados.

Fonte: tudocelular.com | Rafael Barbosa

Publicado em: 12 de dezembro de 2019 às 20:12.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003