Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Cientistas criam embrião sintético com cérebro e coração pulsante; entenda

Modelo embrionário de camundongo gerado a partir de células-tronco por pesquisadores de Cambridge não dependeu de óvulos ou espermatozoides para ser formado

Embriões naturais (esq,) e sintéticos (dir.) lado a lado para mostrar a formação comparável do cérebro e do coração (Foto: Amadei and Handford/ Universidade de Cambridge)

Até pouco tempo era impossível pensar em um embrião que não dependesse de óvulos ou espermatozoides para ser formado, mas a ciência está chegando cada vez mais perto de conseguir esse feito. Uma nova pesquisa da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, criou embriões-modelo de camundongos a partir de células-tronco e eles formaram cérebro e coração pulsante.

Publicado na revista Nature, o artigo descreve que, para conquistar essa façanha, os pesquisadores imitaram os processos naturais da formação de um embrião em laboratório, guiando três tipos de células-tronco encontradas no desenvolvimento inicial dos mamíferos até o ponto em que começam a interagir.

As células-tronco começaram a se auto-organizar em estruturas que progrediram até terem corações pulsantes e as bases do cérebro, bem como saco vitelino, onde o embrião se desenvolve e obtém nutrientes em suas primeiras semanas. Já existem outros modelos de embriões sintéticos, mas essa é a primeira vez que o cérebro, incluindo a porção anterior, começou a se desenvolver em um deles.

A pesquisa é também uma tentativa de entender por que alguns embriões falham enquanto outros se desenvolvem em uma gravidez saudável. “Muitas gestações falham nessa época, antes que a maioria das mulheres perceba que está grávida”, diz Magdalena Zernicka-Goetz, professora da Universidade de Cambridge, em comunicado. “Esse período é a base para tudo o que se segue na gravidez. Se der errado, a gravidez falhará.”

Comentário CCB:

As células-tronco tem a propriedade de se diferenciar em todos os tecidos que formam nosso organismo.

Fonte: Galileu | Redação

Publicado em: 19 de dezembro de 2022 às 15:12.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003