Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Quimioterapia: células estaminais podem reverter danos cardiovasculares

Um novo estudo, realizado em ratos, indica que uma injeção de células-tronco no coração pode vir a reverter os danos causados por quimioterapias potentes, destaca o site HealthDay.

Os resultados podem contribuir para que, um dia, os doentes com cancro possam receber doses mais elevadas de quimioterapia, sendo que qualquer dano no coração seria reparado, mais tarde, utilizando as suas próprias células-estaminais cardíacas, disseram os investigadores.

A doxorrubicina é um fármaco quimioterápico comum, da classe das antraciclinas, usada para tratar vários tipos de cancro, incluindo da mama, ovários, pulmão, tiróide, neuroblastoma, linfoma e leucemia. Mas a terapia pode ter efeitos secundários graves, incluindo danos cardíacos, que podem levar à insuficiência cardíaca congestiva, anos após o fim do tratamento da doença.

"Teoricamente, os doentes poderiam ser salvos com as suas próprias células-estaminais", afirmou o autor do estudo, Dr. Piero Anversa, diretor do Center for Regenerative Medicine at Brigham and Women's Hospital, em Boston.

A fase 1 dos estudos clínicos com pessoas já está em andamento, revela o líder do ensaio, Dr. Roberto Bolli, chefe de cardiologia e diretor do Institute of Molecular Cardiology at the University of Louisville, no Kentucky.

O FDA (Food and Drug Administration) aprovou o tratamento de 30 pacientes com insuficiência cardíaca por doença cardiovascular, e não pela quimioterapia.

A pesquisa clínica ainda está no estágio inicial, por isso, é muito cedo para perceber como evoluíram os pacientes que realizaram o procedimento, afirmou o pesquisador. O estudo foi publicado no jornal Circulation.

Comentário CCB:

Reparação de danos devido radioterapia com células-tronco, também já está em uso.



Fonte: P. de Oncologia Português

Publicado em: 27 de janeiro de 2010 às 00:01.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003