Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Fígado é criado em laboratório pela primeira vez

SÃO PAULO - Pela primeira vez, pesquisadores constroem e transplantam um fígado de laboratório, abrindo caminho para estudos que poderiam beneficiar milhares de pessoas à espera de um doador.

A pesquisa publicada na Nature Medicine foi realizada em ratos e é bastante inicial, mas seus resultados são promissores.

Liderados pelo dr. Basak Uygun, do Centro para Engenharia na Medicina do Hospital Geral de Massachusetts (MGH), cientistas usaram o tecido estrutural de fígados de rato como suporte para o crescimento de novas células por meio de um processo inédito.

A idéia de criar um órgão a partir de outro pode parecer contraditória – afinal, por que não utilizar o primeiro para um transplante? Mas o problema é que muitos órgãos são descartados todos os anos por não serem compatíveis com receptores.

Para se ter uma idéia da necessidade de órgãos, no Brasil, no 1º semestre de 2009, foram realizados 602 transplantes de fígado, de acordo com o Ministério da Saúde. Nesta mesma época, a fila de espera era de 4.304 pessoas.

Portanto, ao invés de descartados, os órgãos incompatíveis serviriam como base para a criação de um novo fígado. No futuro, com o avanço das pesquisas com células-tronco, poderia ser possível inserir material do próprio receptor neste “molde” e recriar um órgão especificamente para ele.

A técnica de “descelular” os órgãos começa com um fígado de doador sendo “lavado” para que saiam as suas células. O que resta é apenas o colágeno e o sistema vascular, criando uma moldura que servirá para o crescimento de novas células.

Depois de ficar somente com a moldura, os cientistas injetaram 200 milhões de células saudáveis de fígado nela. Elas se espalharam pelo e suporte e, com um fornecimento artificial de sangue, o fígado reconstruído sobreviveu em uma placa de petri por 10 dias.

A vantagem de manter essa moldura biológica é que ela contém sinais bioquímicos e “dicas” que redirecionam as células colocadas para suas posições e estabelece funções – um processo bem difícil de ser imitado com tecidos artificiais.

Estudos mostraram que o novo fígado também era capaz de quebrar toxinas mesmo quando ligado novamente a um rato. Mesmo que por apenas algumas horas, o funcionamento do órgão representa um grande avanço.

Ainda seria necessário criar um fígado com todas as células funcionais, incluindo as especializadas em destruir bactérias e outros invasores.

Comentário CCB:

O Dr. Ricardo Ribeiro, da FIOCRUZ em Salvador, está bem adiantado em pesquisas com células-tronco para regeneração de figado. Essa é mais uma técnica para solucionar transplantes.



Fonte: Info Online

Publicado em: 29 de julho de 2010 às 00:07.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003