Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

HC revela transplante com células-tronco

Médico é autor de primeiro procedimento em Ribeirão de material presente em cordão umbilical a bebê com deficiência imunológica.

O imunologista Júlio César Voltarelli apresentOU na manhã de quinta-feira, dia 05/08, no Hemocentro do HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão Preto, a saga de um menino de 9 meses que foi submetido a transplante de célula-tronco de cordão umbilical. Foi o primeiro procedimento do gênero realizado na cidade, de acordo com o médico.

Antes disso, transplantes semelhantes foram realizados somente em grandes centros médicos de capitais, como São Paulo e Curitiba. A célula-tronco veio dos Estados Unidos, segundo Voltarelli, com sangue 100% compatível com o do paciente.

As células-tronco contidas em 46 mililitros de sangue do cordão umbilical, injetadas diretamente no coração do menino, devem induzir a produção das células sanguíneas de que ele necessita para ter uma vida normal.

Deficiência imunolócia - Com o procedimento, feito pela equipe do médico Júlio Voltarelli, o menino, natural de Sertãozinho e que sofre de Deficiência Imunológica Continuada Grave, em inglês SCID (Severe Combined Immunodeficiency), ganhou grande chance de sobrevivência.

O transplante teria sido feito há 20 dias, mas o médico esperou a reação do organismo do bebê antes de chamar a imprensa para relatar detalhes do procedimento.

O menino vivia ameaçado pela chance de contrair qualquer resfriado ou pequenos machucados. Os familiares estavam deseseperados e, segundo Voltarelli, a doença certamente o levaria à morte.

"É muito provável, agora, que ele tenha vida normal. As chances beiram os 90%", afirmou o médico.

Comentário CCB:

O Dr. Julio Voltarelli foi o primeiro cientista no mundo a tratar diabete com células-tronco.

Sites com informações sobre células-tronco

Terapia celular: 

- www.terapiacelular.org.br

"É produzido por profissionais ligados à área da saúde (médicos, farmacêuticos, biólogos, enfermeiros, biomédicos), pesquisadores de instituições públicas e privadas, com ampla experiência nas áreas de pesquisa e desenvolvimento no campo da terapia celular. Um dos objetivos é informar sobre o andamento dos estudos de células-tronco."

Rede Nacional de Terapia Celular: 

- www.rntc.org.br

"A Rede é formada por oito Centros de Tecnologia Celular localizados em cinco estados brasileiros e por 52 laboratórios selecionados pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde. O principal objetivo é aumentar a integração entre os pesquisadores de todo o Brasil e facilitar a troca de informações em relação às pesquisas 

com células-tronco realizadas, gerando conhecimento científico e competência tecnológica na área da medicina regenerativa."

Laboratório Nacional de Células-tronco Embrionárias - Rio de Janeiro (Lance-RJ):

- http://www.lance-ufrj.org

"No site você poderá ler sobre a biologia das células-tronco pluripotentes, novidades na área, informações sobre o grupo do professor Stevens Rehen".

Associação Brasileira de Engenharia de Tecidos e Estudos das Células-Tronco: 

- http://www.abratron.org.br

"A Abratron se dedica ao tema da Biotecnologia na Saúde, reunindo os diversos profissionais e pesquisadores relacionados à engenharia de tecidos, biomateriais, órgãos artificiais e estudos de terapias celulares, principalmente aquelas que utilizam células-tronco. A proposta é unir recursos humanos, tecnológicos e financeiros para estimular o progresso científico visando aliviar o sofrimento dos pacientes com novas e reais possibilidades de tratamento."



Fonte: A Cidade

Publicado em: 21 de setembro de 2010 às 00:09.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003