Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Células-tronco e a Odontologia

Células-tronco são células mesenquimais, capazes de auto-renovação, onde uma célula-filha é a réplica da célula-mãe, e a outra pode-se diferenciar em outros tipos celulares. Essas células podem ser encontradas em uma grande variedade de tecidos do organismo.

Nos tecidos dentários já foi possível identificar e isolar células-tronco adultas de várias fontes, tais como polpa dental de dentes permanentes (DPSCs) e de decíduos (SHEDs), da papila apical (SCAPs), do ligamento periodontal (PDLSCs), bem como do folículo dental (DFPCs). As células-tronco juntamente com fatores de crescimento e arcabouços (scaffolds) formam a tríade da engenharia tecidual.

A engenharia tecidual tem sua aplicabilidade em diversas áreas da Odontologia para a recuperação de tecidos perdidos ou danificados.

Chamo a atenção para uma das áreas da Odontologia que vem se desenvolvendo em termos de regeneração tecidual que é a Endodontia.

Embora existam muitas barreiras para levar resultados laboratoriais para sua aplicação clínica, existe a possibilidade de se tentar a regeneração endodôntica a partir de células-tronco da papila apical através do chamado homing, ou seja, do recrutamento de células endógenas do paciente para a formação do tecido.

Assim sendo, existe a possibilidade de se regenerar o todo ou parte do tecido pulpar através de homing associado a materiais que ofereçam suporte mecânico em 3-D para a migração e proliferação destas células dentro do canal radicular, além do uso de fatores de crescimento ou outros fatores que favoreçam as diferenciações das células-tronco nas diversas células do tecido pulpar, em especial, em células similares a odontoblastos.

A Endodontia e a Dentística irão se beneficiar sobremaneira desta tecnologia. No entanto, há que se realizarem estudos pré-clínicos com animais, seguidos de estudos clínicos randomizados para testar o valor e a segurança desta terapia antes de utilizar esta tecnologia regenerativa na clínica odontológica.

Professora Márcia Martins Marques - Professora Titular do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da USP.

Comentário CCB:

A polpa dentária é uma importante fonte de células-tronco mesenquimais (CTM), de fácil coleta e de material abundante. O CCB é a primeira empresa no Brasil a coletar CTM de polpa de dente descíduo (dente de leite).



Fonte: http://debocaemboca.com/2013/05/23/celulas-tronco-e-a-odontologia

Publicado em: 7 de junho de 2013 às 09:06.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003