Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Humanos recebem células-tronco em pesquisa contra enfisema pulmonar

Uma pesquisa desenvolvida pelo campus da Unesp de Assis (SP) tem mostrado que o uso de células-tronco pode frear a evolução do enfisema pulmonar. Depois do resultado eficaz em camundongos, o material está sendo testando em quatro humanos. O Ministério da Saúde estima que cerca de 6 milhões de brasileiros tenham a doença respiratória crônica, com evolução lenta, muitas vezes causada pelo vício de fumar.

Segundo o pesquisador da Unesp, João Tadeu Ribeiro Paes, a pesquisa é inédita no país já que é a primeira a usar células-tronco embrionária retiradas da medula óssea do paciente com enfisema pulmonar. 

“Esse trabalho é pioneiro no Brasil e, com este tipo de célula que nós usamos, também é pioneiro no mundo. Uma hipótese razoável e mais aceita atualmente é que essas células estimulam a regeneração através de mediadores no processo de ativação química de formação de novos vasos”, explica o pesquisador de Assis.

Camundongos foram usados na primeira fase da pesquisa e o resultado levou a Comissão Nacional de Ética a autorizar o teste inicial em humanos. Quatro pacientes já receberam as primeiras aplicações com células-tronco e os os testes foram considerados seguros e eficazes. “Se nós conseguirmos com esse tratamento pelo menos melhorar a qualidade de vida ou brecar a progressão da doença estaremos muito satisfeitos”, ressalta João Tadeu.

Entre os pacientes que esperam os resultados da pesquisa está Alcides Pinto Farias. O aposentado começou a fumar na juventude e o vício ao longo de 50 anos tirou a saúde. Os pulmões não aguentaram e, recentemente, ele foi diagnosticado enfisema pulmonar.

A doença dificulta a respiração e Alcides passou a ter companhia de um cilindro de oxigênio. “Qualquer movimento já sinto falta de ar. Não consigo respirar e nem soltar o ar que ele fica preso. É aí que vem a crise de falta de ar e cansaço. O enfisema não ataca ao fumar o primeiro maço de cigarros. Você só sente as dificuldades que a doença causa depois de uns 30 anos”, diz o aposentado.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) liberou R$ 200 mil para a pesquisa. Os pacientes com enfisema pulmonar serão selecionados pelo Instituto Chico Anysio e serão atendidos na Faculdade do ABC.

Comentário CCB:

As células-tronco são importantes no tratamento de doenças degenerativas, e seu uso terapêutico é uma questão de tempo.



Fonte: G1

Publicado em: 20 de fevereiro de 2014 às 19:02.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003