Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Após acidente com soda cáustica, adolescente volta a enxergar com transplante de célula-tronco em CG

Voltar a enxergar com um dos olhos. Essa foi a conquista do adolescente Elivelton Félix, de 14 anos, morador do Sítio Fazenda Velha, zona rural do distrito de Galante, em Campina Grande, que há seis meses sofreu um acidente com soda cáustica. Através de um tratamento de ponta realizado pela Clínica Escola da FCM em parceria com o Hospital da Visão, sob o comando do oftalmologista Diego Gadelha, o jovem está retomando uma vida normal.

“Elivelton ajudava um tio no carregamento de soda cáustica quando um dos baldes bateu em um ferro e a substância derramou acertando o olho dele. Inicialmente fomos para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande e lá a primeira informação que recebi de um dos médicos foi a de que aquele olho estava perdido. O Hospital nos encaminhou para a Clínica Escola da FCM. A nossa bênção foi ter encontrado o médico Diego Gadelha”, frisou a mãe do adolescente, a agricultora Elizângela Félix.

Após quatro meses sob os cuidados do médico, Elivelton passou por três cirurgias, sendo a última um transplante de células-tronco da córnea do olho saudável para o que sofreu o acidente. “Esse último procedimento nos trouxe excelentes resultados e hoje estamos felizes em poder promover a recuperação física e, consequentemente, emocional deste paciente”, destacou Gadelha.

Segundo o paciente, a visão está retornando aos poucos. “Antes tinha muita dor e via tudo branco com o olho acidentado, hoje vejo apenas um pouco embaçado, mas já consigo identificar as pessoas”, frisou o adolescente que continua sendo acompanhado pelo médico. 

Comentário CCB:

A reconstituição de córnea é uma das grandes possibilidades de cura através das células-tronco. Um trabalho importante sobre substituição de córnea foi feito pelos cientistas do Instituto Butantã de São Paulo (Dra Irina Kerkis) com células-tronco retiradas da polpa do dente de leite. Disponível para download no Canal de Publicações "Artigos Científicos".



Fonte: Saúde

Publicado em: 6 de março de 2014 às 21:03.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003