Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Equipe de cientistas dos EUA desenvolve pequenos pulmões em provetas

Uma equipe de cientistas dos Estados Unidos conseguiu desenvolver, com o uso de células-tronco, tecido de pulmões em três dimensões em provetas, o que pode facilitar a pesquisa de doenças pulmonares mais efetivamente.

O trabalho, publicado na revista "Stem Cells Translational Medicine", assegura que o tecido desenvolvido pelos especialistas em bioengenharia constitui-se em "organoides" similares a pequenos pulmões humanos.

Os cientistas do Centro de Pesquisa de Células-Tronco da Universidade da Califórnia (UCLA) obtiveram este tecido recobrindo pequenas partículas de hidrogel com células-tronco procedentes de pulmões, o que permitiu que elas se reorganizassem na forma de sacos de ar similares a pulmões humanos.

"Embora não tenhamos criado pulmões totalmente funcionais, pudemos pegar células de pulmão e colocá-las na disposição geométrica espacial correta para emular um pulmão humano", afirmou a médica Brigitte Gomperts, autora principal do estudo.

Segundo os especialistas do Centro de Pesquisa de Medicina Regenerativa e Células-Tronco da UCLA, os tecidos de pulmão desenvolvidos em provetas podem ajudar a estudar doenças como a fibrose pulmonar idiopática, que consistente na cicatrização, espessamento e endurecimento dos pulmões, o que provoca a falta progressiva de oxigênio e cujas causas são desconhecidas.

"A técnica é muito simples". "Podemos desenvolver milhares de peças de tecido reproduzíveis que se assemelham a pulmões e contêm as células específicas de um paciente", disse por sua vez Dan Wilkinson, do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais e autor do artigo científico.

Comentário CCB:

Formar órgãos e reparar tecidos é uma das características das células-tronco

Fonte: www.lablarbos.com

Publicado em: 21 de outubro de 2016 às 02:10.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003