Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Até quando a chupeta é saudável?

Um dos hábitos mais comuns para acalmar o bebê é o uso da chupeta. Funciona muito bem, mas também gera muitas dúvidas aos  pais e é sobre isso que iremos falar nesse post. 

A sucção é um reflexo natural do bebê e isto acontece quando algo lhe toca os lábios. É muito importante desde os primeiros dias de vida, porque está relacionado à sua nutrição, no processo de amamentação – FASE ORAL -  e este reflexo deixa de existir entre os 8 e 10 meses de vida, sendo estas as datas prefeitas para acabar com este habito.

O uso da chupeta, dependendo da duração e frequência pode comprometer os dentes, a musculatura e o palato da boca. Além disso, sua higienização é fundamental para evitar contaminação com bactérias e vírus. Isto pode ser feito deixando a chupeta por 30 min em solução de agua com hipoclorito de sódio, que é dado gratuitamente em postos de saúde (1 litro de agua para 2 gotas de hipoclorito em recipiente fechado).

É importante ressaltar que não é errado oferecer a chupeta para acalmar o bebê, mas é preciso tomar cuidado para o bebê não fazer disso um habito vicioso e criar uma dependência psicológica, tornando o processo de remoção doloroso e estressante para todos os envolvidos. 

Por isso é importante saber quando oferecer ou não a chupeta.  Aqui vão algumas dicas:

  • Quando o bebê cuspir a chupeta, não recolocá-la automaticamente em sua boca;
  • Não instigue o bebê, deixando à mostra, pendurada na roupinha ou na bolsa;
  • Evite deixar a criança sair para brincar com a chupeta, assim ela não irá associar a brincadeira a uso da chupeta; 
  • Quando ele dormir, tente retirar a chupeta, para evitar que ele fique a noite toda com ela na boca;
  • Substitua o habito de chupar o dedo pela chupeta pois não ha como acabar com este vicio.
  • Procure chupetas ortodônticas, são melhores para os dentinhos.

Dr. Alexandre Ayoub - Diretor Clínico do CCB, Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos – CRM – 19202. Especialização em Medicina do Trabalho pela FundaCentro, Proprietário e Médico Coordenador do Serviço de Medicina e Audiologia (SMA). Médico Clínico Geral e Pediatra. Fundador do Centro de Criogenia Brasil.

Publicado em: 6 de abril de 2018 às 13:04.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003