Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Cérebros desenvolvidos em laboratório começaram a brotar seus próprios vasos sanguíneos

Os cérebros desenvolvidos em laboratório ficaram um passo mais próximos da realidade, depois que cientistas anunciaram que mini-cérebros experimentais começaram a gerar seus próprios vasos sangüíneos. Bolas cerebrais foram criados a partir de células estaminais e são usados para o estudo das doenças cerebrais, incluindo Zika -relacionados microcefalia. Os pesquisadores esperam que as bolas cerebrais vascularizadas possam se mostrar eficazes em algum dia encorajando a regeneração do tecido cerebral danificado. “A ideia geral com esses organoides é um dia ser capaz de desenvolver uma estrutura cerebral que o paciente tenha perdido com as próprias células do paciente”, disse o neurocirurgião vascular da UC Davis, Ben Waldau, à Wired.

Cientistas da UC Davis observaram a geração de veias dentro de bolas cerebrais, também conhecidas como esferóides corticais ou organoides neurais. Waldau e sua equipe encorajaram a vascularização das bolas cerebrais, transformando as células da membrana cerebral extraídas de um paciente em células-tronco, bem como células endoteliais que revestem os vasos sanguíneos . As bolas cerebrais crescidas a partir das células estaminais foram cultivadas, depois embrulhadas numa matriz de gel composta pelas células endoteliais e transplantadas para um cérebro de ratinho . Duas semanas após a inserção, o organoide estava saudável e desenvolveu capilares que se espalharam nas camadas internas do organoide.

Waldu foi originalmente inspirado a perseguir essa ideia através de seu tratamento da rara doença de Moyamoya, na qual os pacientes sofrem de artérias bloqueadas na base do cérebro, negando-lhe sangue. “Às vezes, colocamos uma artéria do paciente no topo do cérebro para fazer os vasos sanguíneos começarem a crescer”, explicou Waldau. “Quando reproduzimos esse processo em escala miniaturizada, vimos esses vasos se auto-reunirem.” Isso marca a primeira vez em que os organoides humanos derivados de células-tronco criam células sanguíneas humanas. Expericias anteriores com ratinhos resultaram em culas de sangue de ratinho infiltrando o organoide.

Comentário CCB:

As células-tronco tem a capacidade de formar neovasos no micro ambiente onde atuam.

Fonte: Aurélio Barbato // Meio Ambiente Rio // Revista Wired

Publicado em: 14 de junho de 2018 às 20:06.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003