Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

De órgãos a tecido muscular: como as células-tronco estão sendo usadas em 3D

Quando a maioria das pessoas pensa em células-tronco, elas podem evocar uma imagem de pequenos pontos sob um microscópio. É difícil imaginar essas pequenas especificações sendo aplicadas a estruturas tridimensionais. Mas, como uma pintura pontilhista, como Um domingo à tarde na Ilha de La Grande Jatte, de Georges-Pierre Seurat, as células-tronco podem ser usadas para ajudar a construir coisas que nunca imaginaram ser possíveis. Dois estudos demonstram esse conceito de maneiras muito diferentes.

Os engenheiros do MIT projetaram “nanoyarn” enrolado, mostrado aqui como uma interpretação do artista. As fibras torcidas são revestidas com células vivas e podem ser usadas para reparar músculos e tendões lesionados, mantendo sua flexibilidade. Imagem por Felice Frankel

Um estudo no MIT usou nanofibras revestidas com células-tronco musculares e células-tronco mesenquimais, em um esforço para fornecer uma amplitude de movimento flexível para essas células-tronco. Centenas de milhares de nanofibras foram torcidas, parecendo fios e cordas, a fim de imitar o padrão encontrado nos tendões e tecidos musculares em todo o corpo. Os pesquisadores do MIT descobriram que a estrutura de fios das nanofibras mantém as células-tronco vivas e em crescimento, mesmo quando a equipe esticou e dobrou as fibras várias vezes.

Normalmente, quando uma pessoa fere esses tipos de tecidos, particularmente em torno de uma articulação importante, como o ombro ou o joelho, é necessária uma cirurgia e semanas de mobilidade limitada para cicatrizar adequadamente. A equipe do MIT espera que sua tecnologia possa ser aplicada no tratamento do local da lesão, mantendo a amplitude de movimento à medida que as células-tronco recém-aplicadas continuam a crescer para substituir o tecido lesionado.

Em um artigo, o Dr. Ming Guo, professor assistente de engenharia mecânica no MIT e um dos autores do estudo, foi citado dizendo:

“Quando você repara músculo ou tendão, você realmente tem que consertar seu movimento por um período de tempo, usando uma bota, por exemplo. Com esse fio de nanofibra, a esperança é que você não terá que usar nada parecido ”.

Suas descobertas completas foram publicadas no Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS).

Pesquisadores na Alemanha criaram órgãos humanos transparentes usando uma nova tecnologia que poderia pavimentar o caminho para imprimir partes tridimensionais do corpo, como rins para transplantes. Acima, o Dr. Ali Ertuerk inspeciona um cérebro humano transparente. Foto cedida pela Reuters.

Em um estudo separado, pesquisadores da Alemanha criaram com sucesso órgãos humanos transparentes, abrindo caminho para a impressão de partes do corpo tridimensionais. O Dr. Ali Erturk, da Universidade Ludwig Maximilians em Munique, com uma equipe de cientistas, desenvolveu uma técnica para criar uma planta detalhada de órgãos, incluindo vasos sanguíneos e cada célula em sua localização específica. Estas instruções foram então usadas para imprimir um andaime do órgão. Com a ajuda de uma impressora 3D, as células-tronco, agindo como tinta em uma impressora, foram injetadas nas posições corretas para tornar o órgão funcional.

Em um artigo, o Dr. Erturk é citado dizendo:

“Podemos ver onde cada célula está localizada em órgãos humanos transparentes. E então podemos realmente replicar exatamente o mesmo, usando a tecnologia de bioprinting 3D para criar um órgão funcional real. Portanto, acredito que estamos muito mais próximos de um órgão humano real pela primeira vez agora ”.

Anteriormente, os órgãos impressos em 3D não apresentavam estruturas celulares detalhadas porque eram baseados em imagens brutas de tomografia computadorizada ou máquinas de ressonância magnética. Essa tecnologia agora mudou isso.

Comentário CCB:

Tendões e músculos lesados são de difícil recuperação e causam danos funcionais permanemtes. A biotecnologia está cada vez mais próxima de promover uma revolução na medicina!

Fonte: The Stem Cellar

Publicado em: 3 de maio de 2019 às 00:05.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003