Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Grupo da Famema publica importante artigo sobre células-tronco

Artigo de grupo de pesquisadores da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) foi publicado na mais recente edição da Experimental and Therapeutic Medicine (Volume 17, Nº 6, Junho/2019).

O artigo com o título “Xenotransplantation of human dental pulp stem cells in platelet‑rich plasma for the treatment of full‑thickness articular cartilage defects in a rabbit model”, tem o Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Famema, Prof. Dr. Spencer Luiz Marques Payão, como coordenador do grupo formado por pesquisadores da Famema, juntamente com profissionais do Hospital São Rafael de Salvador, da Unesp de Botucatu e da Universidade Sagrado Coração de Bauru.

O trabalho científico avalia que células-tronco em estrutura de plasma rico em plaquetas (PRP) podem ser um tratamento promissor para o reparo da cartilagem. Descobriu-se que subpopulações de células-tronco da polpa dental humana (hDPSC) têm potencial angiogênico, neurogênico e regenerativo substancial quando comparadas com outras fontes de células-tronco.

O estudo foi desenvolvido na Famema com os pesquisadores: Dr. Ricardo Yanasse (docente da disciplina de Ortopedia), Roger de Labio e Josiane Fukasawa (Funcionários do Laboratório de Genética e Mestres pelo Programa de Pós-graduação da Famema “Saúde e Envelhecimento”), além de Rosimeire Segato (Funcionária do Laboratório de Genética da Famema e Mestre pela Unifesp), todos com a orientação do Prof. Dr. Spencer Payão.

O artigo ainda conta com agradecimentos ao médico veterinário responsável pelo Biotério da Famema Milton Alves Junior, que em conjunto com o Laboratório de Genética conta com financiamento da Fapesp e tem dado continuidade a essa linha de pesquisa com outros projetos, envolvendo fontes diversas de células-tronco mesenquimais humanas cultivadas, tais como tecido adiposo, medula óssea e sangue de cordão umbilical.

A Experimental and Therapeutic Medicine foi fundada em 1992 e tornou-se um importante grupo editorial no campo das ciências biomédicas. Publica nove periódicos com os mais altos padrões de qualidade. Os membros de seus conselhos editoriais são cientistas de renome mundial. O principal objetivo da empresa é facilitar a comunicação científica de maneira clara e concisa, para fornecer publicação rápida de trabalhos originais de alta qualidade.

Atualmente, a Experimental and Therapeutic Medicine emprega mais de 100 funcionários e possui escritórios em Atenas e Londres, além de receber inscrições de autores de todo o mundo, incluindo Europa, Américas, Ásia e África.

Comentário CCB:

O Centro de Criogenia Brasil, desde 2013, é o pioneiro na criopreservação das células-tronco da polpa do dente de leite.

Fonte: Marília Notícias

Publicado em: 28 de junho de 2019 às 00:06.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003