Notícias

Córnea artificial feita com células-tronco evita rejeição

Uma córnea artificial parecida com a natural foi criada por pesquisadores coreanos.

Hyeonji Kim e seus colegas da Universidade Pohang de Ciência e Tecnologia, na Coreia do Sul usaram uma biotinta pra evitar rejeição e agilizar a fila de quem precisa de um transplante.

Kim usou estroma decelularizado e células-tronco de córneas naturais para criar uma biotinta, que pode ser usada para fabricar as córneas artificiais em uma impressora 3D.

Como essa córnea artificial é inteiramente feita com a biotinta derivada de tecido da própria córnea, ela é biocompatível.

E a tecnologia de impressão de células 3D permite recriar o microambiente da córnea, um padrão em treliça de fibrilas de colágeno, o que garante uma transparência semelhante à da córnea humana natural.

Nos testes, as fibrilas de colágeno remodeladas ao longo da rota de impressão 3D criaram um padrão de treliça semelhante à estrutura da córnea humana nativa após 4 semanas in vivo.

“Essa estratégia que sugerimos pode alcançar os critérios tanto de transparência quanto de segurança para o estroma da córnea modificada. Acreditamos que isso dará esperança a muitos pacientes que sofrem de doenças relacionadas à córnea,” disse a pesquisadora Jinah Jang, que desenvolveu a técnica. 

Comentário CCB:

As células-tronco as vezes necessitam  de um suporte (scaffold) para se diferenciarem em órgãos e tecidos.

Fonte: Diário da Saúde 

Publicado em: 8 de agosto de 2019 às 22:08.

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: ccb@ccb.med.br
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003