Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Leite do dente: Células-tronco dos dentes produzem células mamárias

O nome "dente de leite" nunca teve um sentido tão profundo. Cientistas suíços descobriram que células-tronco dos dentes podem contribuir para a regeneração de órgãos não dentários, como as glândulas mamárias.

Lucia Jimenez-Rojo e seus colegas da Universidade de Zurique demonstraram que células-tronco epiteliais dentárias de camundongos são capazes de gerar dutos mamários e até células produtoras de leite quando transplantadas para as glândulas mamárias das animais fêmeas.

A equipe tirou proveito da capacidade das células-tronco adultas de gerar várias populações de células específicas de tecidos, por meio das chamadas células pluripotentes induzidas. Essas células podem substituir células danificadas e, portanto, representam uma boa alternativa aos tratamentos médicos clássicos para regeneração de tecidos.

Eles demonstraram pela primeira vez que células-tronco epiteliais isoladas dos incisivos em crescimento de camundongos jovens são capazes de formar não apenas os tipos de células epiteliais dos dentes, mas também glândulas mamárias nas camundongos fêmeas.

Seção de uma glândula mamária gerada por células-tronco epiteliais dentárias (verde: células epiteliais dentárias; azul: núcleo de células; vermelho: caseína proteica específica do leite).

"Os resultados mostram que as células-tronco dentárias contribuem para a regeneração das glândulas mamárias e são capazes de gerar todas as populações de células mamárias e, até de maneira surpreendente, as células produtoras de leite," disse o professor Thimios Mitsiadis.

Segundo a equipe, essa técnica poderá ser usada no futuro para a regeneração de tecidos, principalmente no pós-cirúrgico de pacientes com câncer de mama que tiveram que passar por uma mastectomia.

Comentário CCB:

As células-tronco retiradas da polpa do dente de leite são jovens e com grande plasticidade, isto é, conseguem se diferenciar em vários tipos de tecidos.

Fonte: Diario da Saude

Publicado em: 28 de novembro de 2019 às 17:11.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003