Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Primeiro tratamento para dor com células-tronco é um sucesso

As células-tronco e seus muitos benefícios são um tópico sempre em alta no mundo científico. Ao longo da década de 2010, muitos estudos surgiram sugerindo avanços em diversas áreas. Com tantas apostas, os resultados começam a aparecer na mesma proporção. A nova conquista? Um bem-sucedido tratamento para dor crônica foi realizado com sucesso na Austrália tendo como principal base as células-tronco.

Para tal, pesquisadores da Universidade de Sydney usaram células-tronco humanas para produzir neurônios analgésicos que proporcionam alívio duradouro em ratos, sem efeitos colaterais, em um único tratamento. O próximo passo é realizar extensos testes de segurança em roedores e porcos e depois passar para pacientes humanos que sofrem de dor crônica nos próximos cinco anos.

De acordo com os pesquisadores, se os testes forem bem-sucedidos em humanos, pode ser um grande avanço no desenvolvimento de novas estratégias de tratamento da dor, não opióides e não viciantes para os pacientes.

“A lesão do nervo pode levar a uma dor neuropática devastadora e para a maioria dos pacientes não há terapias eficazes”, disse o professor associado da Universidade de Sydney, Greg Neely, líder em pesquisas sobre dor no Centro Charles Perkins e na Escola de Ciências Ambientais e da Vida em Ciências. um comunicado à imprensa anunciando os resultados da pesquisa. “Esse avanço significa que, para alguns desses pacientes, poderíamos fazer transplantes para matar a dor a partir de suas próprias células, e as células podem então reverter a causa subjacente da dor”.

Células-tronco para remover a dor

Shinya Yamanaka foi o vencedor do Prêmio Nobel de Medicina em 2012 graças à sua pequisa com iPSC

Publicado na revista acadêmica de medicina Pain, a equipe comprovou que utilizou-se células-tronco pluripotentes induzidas por humanos (iPSC) derivadas da medula óssea para produzir células analgésicas no laboratório e colocá-las na medula espinhal de ratos com sérias dores neuropáticas. O desenvolvimento do iPSC ganhou o Prêmio Nobel em 2012.

A equipe de pesquisadores está realizando extensos testes de segurança em roedores e porcos e, em seguida, testará com humanos que sofrem de dor crônica. Testes em humanos podem começar dentro dos próximos cinco anos. A idéia com o tratamento é atingir as partes do corpo onde a dor está presente, o que diminui as chances de efeitos colaterais.

Para John Manion, um estudande Ph.D e autor principal do estudo confirma com o entusiasmo dos pesquisadores em relação ao sucesso do resultado em longo prazo: “Como podemos escolher onde colocamos nossos neurônios analgésicos, podemos atingir apenas as partes do corpo que estão sofrendo. Isso significa que nossa abordagem pode ter menos efeitos colaterais”.

“Notavelmente, os neurônios das células-tronco promoveram alívio duradouro da dor sem efeitos colaterais”, disse a co-autora sênior Dra. Leslie Caron. “Isso significa que a terapia de transplante pode ser um tratamento eficaz e duradouro para a dor neuropática. É muito emocionante”.

As células-tronco utilizadas no tratamento foram derivadas de amostras de sangue de adultos. A solução tem como objetivo também O custo total da dor crônica na Austrália em 2018 foi estimado em 139,3 bilhões de dólares.

Comentário CCB:

As células-tronco através de seu efeito “paracrino” funcionam com um eficiente anti inflamatório.

Fonte: Interesting Engineering

Publicado em: 30 de janeiro de 2020 às 13:01.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003