Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Farmacêutica do Japão testa células-tronco para tratamento da covid-19

Empresa vai usar elementos do tecido adiposo, que seriam eficazes para neutralizar os efeitos provocados pelo novo coronavírus no organismo

Um farmacêutica do Japão está desenvolvendo um novo tratamento com células-tronco para tratar os pacientes com sintomas graves da covid-19. A empresa Rohto prevê iniciar os testes clínicos nas próximas semanas.

A Rohto solicitou permissão da Agência de Medicamentos e Dispositivos Médicos (o equivalente à Anvisa do Japão) para iniciar os testes, que seriam os primeiros até o momento em que as células-tronco são usadas para tratar a doença causada pelo novo coronavírus, informaram fontes do órgão regulador japonês nesta quinta-feira (11) ao jornal Asahi.

A companhia de Osaka (oeste) pretende usar células-tronco mesenquimais, obtidas a partir de tecido adiposo humano, o que seria eficaz para neutralizar os efeitos do vírus no sistema imunológico.

A Rohto vai iniciar testes em culturas de células em laboratório antes de prosseguir com os primeiros testes em humanos, que consistiriam em administrar o tratamento por via intravenosa.

A empresa vê potencial nas células-tronco para tratar a covid-19 e está confiante na segurança desses tipos de tratamentos em humanos, que já foram testados com sucesso para doenças como cirrose hepática ou insuficiência cardíaca, entre outras aplicações médicas.

A empresa farmacêutica deverá mostrar mais detalhes desse tratamento experimental em uma coletiva de imprensa agendada para 23 de junho.

O Japão é um dos países que lideram pesquisa e desenvolvimento de tratamentos baseados em células-tronco e células de pluripotência induzida (iPS) que, como as primeiras, têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula e são consideradas o futuro da medicina regenerativa.

Comentário CCB:

As células-tronco mesenquimais atuam no organismo como anti-inflamatório, melhorando casos graves da COVID-19.

Fonte: r7 | saúde

Publicado em: 18 de junho de 2020 às 19:06.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003