Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Onça-pintada ferida em incêndio no Pantanal de MT é transferida para GO para tratamento com células-tronco

Felino está gravemente ferido, com queimaduras em todas as patas, e deve passar por tratamento especial.

A onça-pintada resgatada de um incêndio no Pantanal, em Poconé, (17/08/2020), foi transferida para Goiás. Ela estava internada no Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (Cempas), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e foi levada para o Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (NEX), em Corumbá de Goiás.

No instituto, ela deve passar por um tratamento especial, envolvendo células-tronco, com o objetivo de ajudar na recuperação dos ferimentos. O estado de saúde dela é considerado grave. Todas as patas estão com queimaduras.

De acordo com a UFMT, o felino já chegou em Goiás e está se alimentando bem.

Ainda no Cempas, o animal recebeu curativos trocados, tomou soro, analgésicos e um antibiótico de última geração. Ainda assim, o último exame de sangue não mostrou melhora no quadro.

O animal apresenta queimaduras de terceiro grau nas patas e há suspeita de que tenha inalado fumaça do incêndio, A onça chegou em estado grave de desidratação.

O resgate

O animal foi resgatado de helicóptero durante uma operação integrada do Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), UFMT, Força Aérea Brasileira (FAB), ICMBio e moradores pantaneiros.

As equipes foram até o Pantanal para montar um centro de triagem na região para atender os animais vítimas dos incêndios florestais. No entanto, a equipe foi informada sobre a onça-pintada que apareceu em casas, fugindo do incêndio. A onça foi sedada e levada em um avião da FAB até o hospital veterinário de Cuiabá.

Comentário CCB:

As células-tronco começaram a ser usadas também na Medicina Veterinária com bons resultados.

Fonte: G1/MT

Publicado em: 2 de setembro de 2020 às 14:09.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003