Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Tratamentos podem reverter fatores ligados ao envelhecimento

Estudos realizados em idosos comprovam a eficácia do material no combate à problemas de saúde comuns na terceira idade

A forma como o envelhecimento pode impactar uma pessoa é uma decorrência de diversos fatores. Além da motivação fisiológica, por conta da idade, alguns agentes ambientais podem acelerar o processo, que é caracterizado por rugas, flacidez, aspereza e pigmentação irregular. O processo é explicado pela perda numérica e qualitativa das células-tronco mesenquimais, que acontece no decorrer do envelhecimento. Buscar uma alternativa de combate ou reversão desse aspecto tem sido, cada vez mais, uma prioridade.

Em 2017, duas pesquisas publicadas na revista “The Journals of Gerontology”, mostraram a eficácia do transplante de um tipo de célula-tronco adulta, denominada célula-tronco mesenquimal, na reversão de quadros decorrentes do envelhecimento. O primeiro teste envolveu 15 pacientes com idade média de 76 anos. Cada um recebeu infusões de células mesenquimais coletadas da medula óssea de doadores com idades entre 20 e 45 anos. Após seis meses, os pacientes mostraram melhora na qualidade de vida e condição física, além da diminuição de níveis de fator de necrose tumoral.

O segundo teste foi realizado em 30 pacientes possuindo idade média de 78 anos; parte deles formaram um grupo placebo. Aqueles que receberam uma infusão de células-tronco registraram uma melhora pulmonar, habilidade de percorrer maiores distâncias a pé e melhora do desempenho sexual. Além disso, não se apresentou efeitos colaterais. Os resultados foram observados até seis meses depois da infusão. “Hoje é possível coletar preventivamente as células-tronco mesenquimais em fases muito precoces da vida, seja pela coleta do tecido de cordão umbilical ou pela polpa do dente de leite. Isto permite guardar e proteger das intempéries ambientais durante longos períodos, além disso seu uso não implicaria em riscos de rejeição por ser do próprio paciente”, explica Dr. Nelson Tatsui - Hematologista do HC-FMUSP.

“É extensa a lista dos possíveis benefícios desse material à humanidade. Além da sua excelente atuação no combate à problemas associados à velhice, as células-tronco mesenquimais têm sido cogitadas para o tratamento de diversas doenças como câncer, doenças do coração, doenças hepáticas, Alzheimer, diabetes, doenças renais, entre outras”, ressalta o especialista.

Comentário CCB:

As células-tronco fazem parte de um grupo de TERAPIA PORTADORA DE FUTURO.

Fonte: revistavisaohospitalar

Publicado em: 9 de dezembro de 2020 às 12:12.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003