Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Pulmões podem produzir sangue? Saiba um pouco mais sobre essa fascinante descoberta!

“Pesquisadores descobriram que os pulmões produzem mais da metade das plaquetas – componentes sanguíneos necessários para a coagulação. 

O sistema respiratório possui importantíssimo e essencial papel na sobrevivência dos seres vivos existentes em nosso planeta. É responsável por realizar trocas gasosas entre o organismo dos animais e o meio ambiente, permitindo a ocorrênciada respiração celular. Dentre os órgãos que compõe tal sistema, como maior deles, temos os pulmões, dois órgãos de formato piramidal responsáveis por realizar a oxigenação do sangue, eliminando o dióxido de carbono de nosso corpo. São órgãos rosados, lisos e polidos em virtude da delicada membrana, a pleura, que os reveste e envolve.

Até pouquíssimo tempo acreditava-se que os pulmões tinham apenas papel imprescindível de oxigenação do sangue, porém, usando microscopia de vídeo no pulmão de um rato vivo, cientistas da UC São Francisco revelaram que os pulmões desempenham um papel não reconhecido na produção de sangue. Tal descoberta fascinante foi relatada recentemente, em 22 de março de 2017, na Nature, na qual divulgou-se que pesquisadores descobriram que os pulmões produziam mais da metade das plaquetas – componentes sanguíneos necessários para a coagulação – na circulação do camundongo.

Em outro achado surpreendente, segundo publicado pelo mesmo portal de notícias online Nature, os cientistas identificaram uma poça, até então desconhecida, de células-tronco sanguíneas capazes de restaurar a produção sanguínea quando as mesmas da medula óssea, antes consideradas o principal local de produção de sangue, estão esgotadas.

“Esse achado definitivamente sugere uma visão mais sofisticada dos pulmões – que eles não são apenas para a respiração, mas também um parceiro-chave na formação de aspectos cruciais do sangue”, disse o pneumologista Mark R. Looney, MD, professor de medicina e medicina laboratorial na UCSF e autor sênior do novo artigo. “O que observamos aqui em camundongos sugere fortemente que o pulmão pode desempenhar um papel fundamental na formação de sangue em humanos também.”

Tudo isso nos leva a refletir um pouco sobre o quão importante é o papel do conhecimento e das pesquisas científicas para nós, seres humanos, e para todos seres existentes no Planeta Terra. A ciência permite-nos compreender um pouco mais sobre a natureza, exercendo um papel importantíssimo em nossa vida, ajudando-nos a ter uma qualidade de existência melhor. Tal descoberta pode ser poderosa para a compreensão de doenças humanas nas quais os pacientes sofrem de baixa contagem de plaquetas, ou trombocitopenia, que aflige milhões de pessoas e aumenta o risco de sangramento perigoso e descontrolado. Além disso, levantam questões sobrecomo as células-tronco sanguíneas residentes nos pulmões podem afetar os receptores de transplantes de pulmão.

Apoio divulgação científica: Samara Autopeças e Jornal Barbacena Online

LEFRANÇAIS, E. et.al. The lungis a site ofplateletbiogenesisand a reservoir for haematopoieticprogenitors. Nature, 2017.

PORTAL ENF. Nova função dos pulmões: produzir sangue. Saúde e Bem-estar, 2020. 

WEILER, N. Surprising New Role for Lungs: Making Blood. UCSF, 2017. 

Comentário CCB:

A ciência avançando sempre.

Fonte: barbacenaonline

Publicado em: 10 de fevereiro de 2021 às 15:02.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003