Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Cientistas australianos descobrem como reverter traumas musculares

Os pesquisadores têm esperança de que as proteínas reverterão os danos musculares atualmente irreparáveis em pessoas que sofrem de distrofia muscular 

Cientistas de Melbourne dizem que encontraram uma maneira de aproveitar o poder das células-tronco e fazê-las regenerar músculos. A descoberta pode oferecer esperança para quem sofre de distrofia muscular, idosos e pessoas com lesões musculares nos membros.

Ao isolar uma proteína natural criada no corpo, eles foram capazes de reverter completamente o que se pensava ser lesões musculares irreparáveis em alguns animais e estão esperançosos de que o tratamento funcione em humanos também.

Embora se saiba há muito tempo que as células-tronco conduzem o reparo dos músculos após uma lesão, cultivá-las em um laboratório e depois aplicá-las artificialmente em lesões musculares não funcionou.

O que eles viram foram células do sistema imunológico desempenhando um grande papel na nutrição das células-tronco para se duplicarem e começarem a fixar o músculo. Anteriormente, pensava-se que essas células apenas limpavam uma lesão muscular e não desempenhavam nenhum papel no reparo.

Depois de terem ativado uma célula-tronco, essas células seguiriam em frente e “acariciariam” a próxima célula-tronco, até que houvesse divisão e proliferação suficientes para que a ferida cicatrizasse.

Estimulados pela descoberta, os pesquisadores isolaram as proteínas relevantes nos macrófagos e as aplicaram diretamente em lesões musculares em camundongos. “Normalmente, o músculo não se reparava, porém ao longo de uma semana ou mais o músculo regenerou e quando você olha para o músculo é como se nada tivesse acontecido. Foi uma reversão completa”, disse o professor Peter Currie, diretor do Instituto Australiano de Medicina Regenerativa da Monash University.

Os pesquisadores têm esperança de que as proteínas reverterão os danos musculares atualmente irreparáveis em pessoas que sofrem de distrofia muscular, danos musculares sofridos por veteranos de guerra feridos por dispositivos explosivos improvisados (IEDs), bem como ‘desgaste’ muscular em idosos.

Comentário CCB:

Usar nossos próprios recursos para tratar nossas doenças – Hipócrates 460 AC.

Fonte: istoedinheiro 

Publicado em: 3 de março de 2021 às 13:03.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003