Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Células estaminais do cordão umbilical permitem melhorar visão de pessoas com doença ocular

Resultados positivos de um estudo, recentemente publicado na revista médica European Journal of Ophtalmology, sugerem que o tratamento com células estaminais do tecido do cordão umbilical pode representar uma alternativa segura e potencialmente eficaz para melhorar a visão de doentes com atrofia ótica, uma condição que resulta da progressão da neuropatia ótica.

Este ensaio clínico, realizado na Turquia, incluiu 23 doentes, com idades compreendidas entre os 19 e os 82 anos, que apresentavam atrofia ótica, com duração média de 11 anos, devido a diferentes causas, como glaucoma, traumatismo, intoxicação química e diabetes. Durante o processo, todos os participantes foram tratados com células estaminais mesenquimais numa intervenção cirúrgica sob anestesia local.

Os autores justificam a opção por células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical pelas suas múltiplas vantagens, nomeadamente a sua grande capacidade de multiplicação, baixo potencial para induzir reações imunológicas, por serem células muito jovens, e pela facilidade de obtenção, através de um processo simples e indolor, na altura do parto.

“As células estaminais mesenquimais libertam fatores de crescimento capazes de promover a sobrevivência celular e ativar mecanismos intrínsecos de reparação, sendo a terapia com estas células considerada, atualmente, uma estratégia promissora para o tratamento de doenças que afetam o nervo ótico”, frisa a Dr.ª Bruna Moreira, investigadora do Departamento de I&D da Crioestaminal.

Após o tratamento, os doentes foram sujeitos a avaliação passado um, três, seis e 12 meses. A acuidade visual, que se refere à capacidade para distinguir com precisão a forma e contorno dos objetos, e o campo visual, que é a extensão do espaço que o olho consegue ver quando está parado a olhar em frente, foram dois dos parâmetros avaliados.

Os resultados do estudo revelaram-se positivos, uma vez que os participantes apresentaram melhorias significativas na acuidade visual e no campo visual um ano após o tratamento. De realçar que, no acompanhamento feito antes deste tratamento, os doentes não manifestaram quaisquer melhorias nestes parâmetros no ano anterior ao estudo, sendo o seu estado de atrofia ótica considerado estável ou progressivo.

Durante os 12 meses de seguimento, não foram observados efeitos adversos graves ao nível ocular. Assim, o tratamento com células estaminais do cordão umbilical pode constituir uma alternativa segura e eficaz para melhorar a visão de doentes com neuropatia ótica e atrofia ótica. Os autores reforçam, no entanto, a importância da realização de mais ensaios clínicos que confirmem estes resultados.

Comentário CCB:

As células-tronco mesenquimais retiradas do tecido do cordão umbilical são muito ativas e não provocam reações negativas e nem formam tumores.

Fonte: atlasdasaude

Publicado em: 17 de março de 2021 às 13:03.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003