Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Pesquisadora do IOC recebe prêmio por estudo sobre terapia com células-tronco

O estudo sobre terapia com células tronco para tratamento de complicação neurológica da sepse, desenvolvido pela estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Maria Carolina Barbosa da Silva, foi reconhecido no XI Encontro da Associação Brasileira de Terapia Celular e Gênica (ABTCel-Gen).

A bióloga conquistou o segundo lugar na sessão de apresentações orais do congresso e recebeu o Prêmio Ricardo Ribeiro dos Santos. O evento foi realizado de 28 de abril a 1° de maio, em formato virtual, tendo em vista a pandemia de Covid-19.

A pesquisa premiada é realizada no Laboratório de Imunofarmacologia do IOC, sob orientação da pesquisadora Tatiana Maron Gutierrez. O trabalho tem como foco o tratamento da encefalopatia associada à sepse, um tipo de lesão neurológica que pode ocorrer durante ou após quadros de infecção generalizada. Realizado em camundongos, o estudo verificou efeitos positivos da terapia com células tronco mesenquimais, que são obtidas a partir da medula óssea, incluindo proteção contra danos cognitivos e comportamentais.

Comentário CCB:

As células-tronco mesenquimais tem fatores que restabelecem a harmonia em micro ambientes lesados.

Fonte: Maíra Menezes | IOC/Fiocruz

Publicado em: 19 de maio de 2021 às 14:05.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003