Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Implante de medula espinhal 3D pode devolver o movimento a pessoas paralisada

Pesquisadores de Israel desenvolveram implantes 3D de medula espinhal que podem fazer com que pessoas paralisadas por lesões na coluna voltem a andar. O implante é criado a partir de células humanas e, segundo o estudo, o teste realizado em ratos paralisados apresentou 80% de chance de sucesso.  

Implante de medula espinhal 3D pode devolver o movimento a pessoas paralisadas. Imagem: Magic mine/Shutterstock

O processo envolve a retirada de uma amostra de células de gordura do estômago de um paciente, as células são reprogramadas a partir de aplicação de engenharia genética para se tornar células-tronco embrionárias.  Os dispositivos personalizados desta maneira evitam a rejeição pelo organismo.  

“Este é o primeiro caso no mundo em que tecidos humanos de engenharia implantados geraram recuperação em um modelo animal para paralisia crônica de longo prazo – que é o modelo mais relevante para tratamentos de paralisia em humanos”, afirmou o pesquisador líder, Tal Dvir.  

Implante de medula espinhal 3D

O trabalho foi realizado no Centro Sagol de Biotecnologia Regenerativa, da Escola Shmunis de Biomedicina e Pesquisa do Câncer, e no Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade de Tel Aviv, em Israel. 

Os pesquisadores esperam realizar estudos clínicos com testes em humanos e começar a aplicação dos implantes em pessoas paralisadas em breve. “Existem milhões de pessoas em todo o mundo que estão paralisadas devido a lesões na coluna e ainda não há tratamento eficaz para sua condição. Indivíduos feridos em uma idade muito jovem estão destinados a sentar em uma cadeira de rodas pelo resto de suas vidas, arcando com todos os custos sociais, financeiros e relacionados à saúde da paralisia”, afirmou Dvir. 

Comentário CCB:

Cientistas de todo mundo estão usando novas tecnologias para recuperar lesões crônicas.

Fonte: olhardigital | Matheus Barros

Publicado em: 28 de março de 2022 às 11:03.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003