Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Gel injetável pode combater tumor que atinge o Sistema Nervoso Central

Você já ouviu falar do glioblastoma? Trata-se de um tumor que atinge o Sistema Nervoso Central, geralmente o cérebro ou a medula. O grande problema é que ele quase sempre volta, e com isso em mente, um grupo de pesquisadores desenvolveu um gel injetável para combatê-lo.

Foto: Fakurian Design/Unsplash / Canaltech

Um dos desafios do tratamento desta doença é que os cirurgiões nem sempre conseguem remover todas as células-tronco tumorais que podem permanecer no cérebro. No glioblastoma, as células tumorais são muito agressivas e se infiltram nos tecidos.

O gel injetável consiste em um tratamento pós-operatório de aumento da imunidade que pode transformar as chances de pacientes com esse tumor. Os cientistas provaram que a substância pode erradicar essas células-tronco do glioma, o que impede seu retorno e aumenta notavelmente as chances de sobrevivência.

Na prática, o hidrogel pode ser injetado na cavidade cerebral deixada pelo tumor. O material preenche completamente a cavidade cerebral, libera lentamente o medicamento no tecido e promove a resposta imune que combate o câncer.

O hidrogel é envolvido com nanopartículas projetadas para entrar e reprogramar células imunes chamadas macrófagos. As células imunológicas normalmente limpam invasores infecciosos no corpo, mas com a influência do tumor, elas podem se transformar e promover ainda mais o crescimento do câncer. E por causa da inflamação criada pela cirurgia, tais macrófagos migram para o local da cirurgia, fazendo com que o tumor retorne.

A ideia agora é testar esse gel injetável em humanos. Se for eficaz, o tratamento pode eliminar a necessidade de quimioterapia ou radiação pós-cirúrgica, reduzindo os efeitos colaterais tóxicos e melhorando os resultados dos pacientes diagnosticados com esse tumor.

Comentário CCB:

A medicina regenerativa trazendo benefícios a saúde.

Fonte: Terra | Nathan Vieira

Publicado em: 2 de janeiro de 2023 às 18:01.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003