Atendimento por WhatsApp 55 11 99102-2709

Notícias

Cientistas descobrem que é possível gerar novos neurônios

Ao contrário do que se pensava, cientistas descobriram que é possível sim gerar novos neurônios. Isso poderia evitar doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. Olha que fantástico!

A pesquisa foi conduzida pela Universidade de Genebra em parceria com a Universidade de Lausanne, ambas na Suíça. A descoberta pode ser muito promissora no combate a doenças degenerativas!

“Nós descobrimos que as mitocôndrias, as organelas produtoras de energia dentro das células, estão envolvidas na regulação do nível de ativação das células-tronco neurais adultas”, explicou Francesco Petrelli, neurobiologista de Lausanne.

Acorda célula-tronco!

O estudo feito com camundongos adultos e idosos, a partir de células-tronco, conseguiu aumentar o número de novos neurônios nos bichinhos. 

Todo o estudo foi trabalhado em cima de células-tronco “adormecidas”, as chamadas células-tronco quiescentes. Estes tipos de células podem passar por um processo de proliferação, mas que ainda é pouco compreendido.

E, foi a partir desse processo que os pesquisadores conseguiram aumentar o número de novos neurônios no cérebro de camundongos. 

Acordou? Agora copia!

Células-tronco são conhecidas por terem uma capacidade muito única, elas conseguem criar cópias de si mesmas e dar origem a outras células com funções específicas.

As células-tronco neurais são responsáveis por construir todo o cérebro durante o nosso desenvolvimento. São elas que geram as células do nosso sistema nervoso central, como os neurônios.

O “x” da questão mora na função das células-tronco após o nosso cérebro ser totalmente formado. Elas ficam em certas regiões, mas podem produzir novos neurônios ao longo da vida. Essa produção é chamada de neurogênese adulta, e é muito importante em processos de aprendizagem e memória.

O problema é que, no cérebro de um adulto, essas células-tronco tendem a ter sua capacidade de renovação prejudicada, entrando em um processo de “dormência”. Logo, a neurogênese diminui bastante conforme nossa idade avança.

Então como gerar novos neurônios?

Os pesquisadores conseguiram despertar essas células dormentes! Eles usaram uma proteína chamada transportador de piruvato mitocondrial, ela cumpre o papel daquele seu despertador chato do lado da cama, mas no caso, a proteína acorda a célula!

A proteína consegue influenciar opções metabólicas que uma célula pode usar, e os pesquisadores conseguiram distinguir células ativas das dormentes, podendo assim despertar células dormentes e modificar seu metabolismo mitocondrial.

“A longo prazo, esses resultados podem potencialmente levar a tratamentos para condições como depressão ou doenças neurodegenerativas”, afirmou Jean-Claude Martinou, um dos membros da equipe.

Viva a ciência!

Comentário CCB:

Novas tecnologias estão revolucionando a Medicina Regerativa.

Fonte: sonoticiaboa | Vitor Guerra

Publicado em: 5 de junho de 2023 às 15:06.
Imprimir

Central de Atendimento: 
São Paulo e Região: (11) 3059-0510 | DDG: 0800.770.1112 | E-mail: [email protected]
Av. Indianópolis, 1843/1861 - Indianópolis - São Paulo/SP - CEP: 04063-003